Madeira

Atribuídos 901 Kit's Bebé no primeiro semestre de 2022

Governo Regional através do Instituto de Administração da Saúde atribui 500 euros aos 901 bebés nascidos na Região

Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz são os concelhos da Região com menor índice de envelhecimento 
Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz são os concelhos da Região com menor índice de envelhecimento 

Foram atribuídos 901 cartões do 'Kit Bebé' nos primeiros seis meses do ano, anunciou este sábado, 27 de Agosto, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos. 

Dos 901 nascimentos registados na Região, 341 ocorreram no Funchal, 141 em Câmara de Lobos e 183 em Santa Cruz. 

A costa norte da ilha apresenta "um índice de envelhecimento extremamente elevado", lamentou Pedro Ramos, assegurando que o executivo madeirense "está empenhado em adoptar estratégias e a adicionar medidas no sentido de combater a diminuição da natalidade nesses concelhos", nomeadamente Porto Moniz, Santana e São Vicente. 

O Kit Bebé é uma das medidas que o Governo Regional da Madeira entende ser extremamente positiva para continuarmos a estimular a natalidade na Região Autónoma da Madeira. Queremos que a natalidade seja uma realidade cada vez mais aumentada e para isso temos de dar condições para os jovens casais. O Kit Bebé, os passes gratuitos, os tablets nas escolas, as habitações a custos controlados são formas de ajudar os jovens casais. Pedro Ramos, secretário regional da Saúde

O programa de apoio à natalidade destina-se a todos os bebés que nasçam na Região Autónoma da Madeira. O cartão tem um plafond de 500 euros para ser utilizado nas farmácias na aquisição de bens considerados indispensáveis à saúde e bem-estar do bebé.

Entre os produtos mais dispensados este ano estão leites, papas e outros alimentos, assim como vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação.

Desde Março deste ano que o cartão pode ser acedido através de uma plataforma electrónica, em que os beneficiários podem verificar as comparticipações efectuadas.

O programa é promovido desde 2019 pelo Governo Regional da Madeira através do Instituto de Administração da Saúde, em parceria com a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude.