Madeira

"1,2 milhões para executar estudos? Quem os vai fazer e como?" questiona a Iniciativa Liberal

None

Em comunicado enviado à redacção, a Iniciativa Liberal Madeira (IL-Madeira) questiona o 1,2 milhões de euros para a descarbonização dos portos da Madeira.

Tal como o DIÁRIO noticiou na edição desta quinta-feira, existe o compromisso de, até 2023, fornecer energia eléctrica limpa aos navios nos portos da Região.

Na imprensa regional de ontem foi possível ler o entusiasmo da presidente da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, Paula Cabaço, sobre o assunto."  Iniciativa Liberal Madeira

O objectivo passa por realizar um "pacote coordenado de estudos técnicos, financeiros e ambientais" que investigará a viabilidade de introduzir o fornecimento de energia em terra nos três principais portos da Região.

O programa 21-PT-TG-GREEN PORTS MADEIRA, visa acelerar a descarbonização dos portos da Madeira, região ultraperiférica. A UE contribui com 598.000 €. A APRAM anunciou uma verba de 1,2 milhões de euros, logo presume-se que 602.000 € sairão dos cofres regionais.  Iniciativa Liberal Madeira

"Na reportagem pode ler-se que a APRAM, ainda sem nenhum estudo, “aponta para a necessidade da criação de três postos de fornecimento de energia”, cais 1, cais 2 e cais 6. Isto deixa-nos dúvidas. Quer com isto dizer a APRAM que não considera o prolongamento dos 400 metros do Porto do Funchal? Ou os navios que aí atracarem continuarão a ser fontes poluentes? O cais 3, onde ficam os navios maiores, não terá posto de abastecimento?", questiona a IL-Madeira.

"E o bendito cais 8?", pergunta o partido.

E precisam de 1,2 milhões para estudar se já sabem isto? Para estudar o quê? Se é um estudo de exequibilidade, é para determinar se é possível. Se é para definir o como, é um projecto, não é um estudo.  Iniciativa Liberal Madeira

"1,2 milhões para executar estudos? Quem os vai fazer e como?", refere o comunicado enviado, acrescentando que "há coisas que o 'entusiasmo' não explica".