Madeira

Filipe Sousa quer abrir polo de bombeiros no Caniço

None

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz anunciou esta manhã na tomada de posse do novo comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz que tem por objectivo abrir um polo de bombeiros no Caniço, a maior zona residencial do concelho.

O responsável máximo pela Protecção Civil Municipal deu as boas-vindas ao novo comandante e lembrou que deste início foi uma aposta da câmara “melhorar as condições do quartel, assim como a renovação da frota e a modernização de todos os equipamentos de uso e protecção civil individual”, reconhecendo que ainda falta muito por fazer.

“Para mim este é o corolário de um conjunto de medidas e investimentos que iniciámos logo em 2013, tendentes a melhorar as condições laborais dos nossos bombeiros, a sua tabela remuneratória, o seu estatuto e todas as condições físicas do quartel. Isto porque estes homens merecem todo o respeito e consideração, que não podem ser palavras vãs, mas devem sempre corresponder a acções concretas”, disse, recordando que foram pioneiros na passagem dos bombeiros a sapadores “antecipando a actualização remuneratória correspondente, sem cumprir o calendário que a lei previa de implementação faseada”.

Filipe Sousa acrescentou ainda que nos últimos nove anos os bombeiros de Santa Cruz, agora Sapadores, “viram investimento e uma aposta séria na sua valorização, numa acção sem paralelo nas últimas décadas, cumprindo um dos eixos do compromisso que assumi com a população deste concelho”.

Por fim, agradeceu àqueles que até hoje desempenharam as funções de comando nos bombeiros de Santa Cruz, “homens íntegros, de uma entrega total, e que desenvolveram com honra a sua missão, num percurso reconhecido por todos, mas sobretudo pela população”.

Considerando que irá avançar, a curto prazo, uma nova escola de bombeiros, o presidente considerou ainda ser importante que a formação desses novos profissionais fosse efectivada na Madeira, no Serviço Regional de Proteção Civil, solicitando ao secretário regional da Saúde e Proteccão Civil “a sua melhor atenção a esta proposta”.