Madeira

"É possível levar o museu às escolas através dos seus projectos", diz a vereadora Helena Leal

None

Após visitar, hoje, a exposição 'À Descoberta dos ROV’s', a vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Helena leal, sublinhou a prioridade da autarquia em apoiar a ciência e a inovação tecnológica, colaborando para preservar a historia da cidade, através do museu municipal de História Natural do Funchal.

Desta forma, percebemos que é possível levar o museu às escolas através dos seus projectos, envolvendo toda a comunidade educativa, promovendo aquisição de novas competências, incentivando o contacto com a ciência e conhecimento cientifico, tudo isto essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social das nossas crianças e jovens”. Helena Leal

A vereadora com o pelouro das áreas sociais referiu que nesta perspectiva de inovação e dinamização cultural, com grande respeito pela produção e desenvolvimento do conhecimento cientifico, a ideia é abrir portas do museu à sociedade, dando o exemplo da exposição ali patente. 

A exposição dá a conhecer os ROVs (do inglês, Remotely Operated Vehicles) e faz parte do 'ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar', um projecto de literacia do oceano desenvolvido, durante os últimos dois anos lectivos, em escolas dos Açores, Algarve, Lisboa e Madeira.

O projecto consistiu na criação de kits educativos que foram fornecidos a grupos escolares, que com eles construíram os seus próprios ROVs.

Nesta exposição, para além de roll-ups com conteúdos informativos sobre estes veículos, também estarão expostos ROVs construídos por alunos de escolas da Madeira.

A mostra estará patente ao público até 31 de Dezembro, no Museu da História Natural da Madeira.