Desporto

Fu Yu e Shao Jieni com sortes distintas na prova individual do Europeu

Foto FPTM
Foto FPTM

Portuguesa luta daqui a pouco pelo passaporte para as meias-finais da prova de pares femininos do Campeonato da Europa de ténis de mesa.

As portuguesas Fu Yu e Shao Jieni tiveram sortes diferentes na estreia no quadro principal da prova de singulares do Campeonato da Europa de ténis de mesa que se está a realizar em Munique.

A portuguesa Fu Yu, há muito radicada na Madeira, veio a ser afastada na primeira ronda da competição individual cedendo por 4-2 ante a jovem Sabina Surjan.

Em 46 minutos, a sérvia de 22 anos impôs-se por 9-11, 13-11, 14-16, 11-9, 11-4 e 11-4, deixando assim Shao Jieni como a única portuguesa na segunda ronda da prova.

O primeiro 'set' foi equilibrado, com lideranças alternadas, que Fu Yu resolveu a seu favor (11-9), ao contrário do segundo no qual esteve a vencer por 10-6 e 11-10, acabando derrotada por 11-13.

No terceiro jogo, a história parecia repetir-se quando comandava pelos mesmos 10-6 e permitiu a recuperação - salvaria três bolas de 'set' para, desta vez, se impor em 16-14.

Num desafio inconstante, a lusa comandou o quarto 'set' por quatro pontos, mas perderia por 11-9, permitindo o 2-2 e posteriormente a definitiva reviravolta, consumada com duplo 11-4 a favor da adversária.

Em Europeus, Fu Yu, de 43 anos, foi prata em 2016, bronze em 2013 e 2015, tendo ainda sido ouro nos Jogos Europeus Minsk2019.

Quanto a Shao Jieni apurou-se para a ronda de 32 da competição de singulares femininos ao derrotar 4-0 a britânica Charlotte Bardsley.

Shao Jieni necessitou de apenas quatro 'sets' para derrotar a sua oponente, vencendo pelos parciais de 11-5, 11-3, 11-5 e 11-6, em 22 minutos.

Na ronda de 32, a lusa vai medir forças, na quinta-feira, com a ucraniana Ganna Gaponova, que ultrapassou a húngara Leonie Hartbrich.

Dupla portuguesa procura um lugar nas meias-finais

Já na prova de pares femininos Fu Yu e Shao Jieni apuraram-se para os quartos-de-final ao derrotarem na manhã de hoje as eslovacas Ema Labosova e Tatiana Kukulkova.

O par luso entrou muito bem no encontro e chegou facilmente aos 2-0, com parciais de 11-6 e 11-9, mas as eslovacas, cabeças de série n.º 8 da prova de pares, reagiram e ainda venceram o terceiro por 11-8.

A reentrada na discussão do resultado manteve-se no quarto parcial, quando as eslovacas chegaram aos 6-1, mas, a partir daí, deu-se a reação portuguesa, com Fu Yu e Shao Jieni a igualarem a 7-7 e a passarem para a frente aos 9-8, não dando qualquer hipótese às adversárias de responderem e fechando aos 11-8, em 25 minutos.

Nos quartos-de-final, agendado para as 15h35 de hoje, a dupla lusa vai medir forças ainda com o par formado pela austríaca Sofia Polcanova e pela romena Bernadette Szocz.

De referir que além da dupla feminina, hoje estarão em ação os quatro mesatenistas que tiveram entrada no quadro principal de singulares masculinos, nomeadamente o madeirense Marcos Freitas e ainda Tiago Apolónia, João Monteiro e João Geraldo.