Madeira

Simpósio ambiental deu voz ao mar no Porto Santo

Fotos Fábio Brito Ver Galeria
Fotos Fábio Brito

Realizou-se no passado dia 6 de Agosto, no Ilhéu de Cima, o XVI Simpósio Ambiental da Ilha do Porto Santo, subordinado ao tema "Dar voz ao mar", onde se abordou o Mar, a sua Bio e Geodiversidade e a importância da sua preservação. Uma iniciativa que contou com a presença da directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e juntou 40 participantes, entre os quais o presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista.

Mário Cachão, professor associado com agregação do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, participante neste Simpósio, falou sobre "As idades da Ilha do Porto Santo’’, equiparando as principais fases de evolução do ser humano: criança, jovem, adulto e idoso, às fases de evolução geológica da Ilha. Cada uma delas é testemunhada por um conjunto de litótipos que, no seu conjunto, constituem a geodiversidade do Porto Santo, um dos seus mais importantes valores naturais.

No que respeita à biodiversidade, Pedro Neves, presidente da Associação Madeirense para a Conservação Marinha, também presente nesta iniciativa, abordou o tema as "Algas que parecem Pedras", neste caso os rodólitos, algas calcárias vermelhas, muito abundantes no mar porto-santense, que servem de abrigo a muitas espécies de animais e outras algas, e são importantes do ponto de vista da biodiversidade marinha e assumem um papel de relevância no ciclo global do carbono.

O evento contou ainda com participação de Cláudia Ribeiro, bióloga marinha do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, que falou sobre a importância da criação da Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo (RAMPS), na proteção dos habitats e biodiversidade. Além dos benefícios evidentes na biodiversidade, Cláudia Ribeiro salientou o facto do valor económico gerado pelo regime de proteção desta rede ser bem visível, quer no aumento da atividade de mergulho recreativo, como no aparecimento de empresas Marítimo Turísticas que tem como “arena” de trabalho a RAMPS.  

O município do Porto Santo agradeceu o apoio do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da Capitania do Porto do Porto Santo, da GNR, do Mar Dourado e do Porto Santo Underwater Paradise, que apoiaram e ajudaram na realização do evento.