Helicóptero Prociv e Drones

O helicóptero da Proteção Civil pode a qualquer momento envolver-se num acidente com um drone, por este heliporto na Cancela, não estar devidamente registado a nível nacional.

Os pilotos de aeronaves não tripuladas (drones e afins) utilizam uma aplicação da ANAC "voa na boa", para ver as áreas onde podem ou não voar. Para as suas autorizações de voo, consultam o site da Autoridade Nacional Aviação Civil https://uas.anac.pt/explore. A maioria dos drones tem um bloqueio interno que alerta para este tipo de "áreas geográficas" proibidas, pré-gravadas nos equipamentos. Mas, uma vez que este heliporto não está devidamente oficializado e registado na ANAC, como deveria, não aparece no mapa da aplicação, nem em outros mapas oficiais na internet, ou até registado na memória dos equipamentos.

É importante também que, qualquer saída seja informada nos média à população e que o helicóptero utilize um "transponder" ligado(!) que permite aos drones mais modernos e radares, serem alertados que está uma aeronave ali perto.

A qualquer momento, um piloto de drone, principalmente de visita à ilha, pode sobrevoar as instalações da Proteção Civil, porque desconhece que há ali um heliporto, e envolver-se num acidente com o helicóptero.

Portanto, urge resolver esta situação, para bem e segurança de todos!

Duarte Sousa Melim