5 Sentidos

Revista pioneira de Banda Desenhada lançada na Feira do Livro do Funchal

None

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença na tarde de ontem, no palco principal da Feira do Livro, na Avenida Arriaga, onde foi lançado o primeiro número da revista ‘Outermost Comics Edition’, uma nova publicação trimestral editada pela ‘Sétima Dimensão’, espaço fundado em 2004 por Roberto Macedo Alves.

Trata-se da primeira revista de Banda Desenhada periódica publicada na Madeira e pretende dar a conhecer o trabalho dos criadores das Regiões Ultraperiféricas da Europa: Guadalupe, Guiana Francesa, Reunião, Martinica, Maiote, São Martinho (França), Açores e Madeira (Portugal) e Ilhas Canárias (Espanha). Nesta primeira edição da revista participam os autores Paola Rivas, Antony Brazão, Francisco Branco e Roberto Macedo Alves.

No lançamento, Roberto Macedo Alves começou por falar da história da ‘Sétima Dimensão’, que nasceu como uma pequena livraria num segundo andar de um prédio do Funchal, mas que rapidamente se tornou um ponto de encontro de aficionados e criadores de BD, assim como um centro de criação desta arte.

Aos poucos a ‘Sétima Dimensão’, começou a impulsionar a criação de BD na Região, com a organização de workshops, exposições, maratonas, das 12 horas de BD, das 24 horas em BD, assim como, desde 2005, marcou presença na Feira do Livro do Funchal onde tem promovido autores consagrados de todo o mundo, mas sobretudo, de criadores madeirenses.

Roberto Macedo Alves sublinhou que o propósito da ‘Sétima Dimensão’ tem sido o de “dinamizar a vontade de desenhar, de criar, em artistas de todas as idades”. E foi desta forma que ao longo dos anos tem vindo a publicar várias publicações com criações de talentos regionais, mas sempre mantendo o sonho de ter uma revista periódica.

O momento chegou ontem, com o lançamento do primeiro número da ‘Outermost Comics Edition’, com edição em papel e digital, e em várias línguas, que será distribuída nas principais plataformas. Os autores deste primeiro número, tiveram oportunidade de falar um pouco sobre as suas criações.

Paola Rivas explicou como surgiu a ideia da ‘Cooking Lesson’, que foi criada totalmente com recurso a ferramentas digitais. Francisco Branco falou da inspiração na Lenda de Cavalum e como a transpôs para o estilo de ilustração que caracteriza o seu trabalho. E, finalmente, Antony Brazão, de apenas 17 anos, que é o autor da história ‘Ojos que non veem, Corazon que siente’, em estilo ‘manga’, e que salientou a importância da BD na sua vida.

Na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por enaltecer o trabalho que Roberto Macedo Alves tem vindo a fazer, desde 2004, em prol da Banda Desenhada e da captação de jovens talentos regionais nesta arte e salientou o facto de serem cada vez mais os criadores de BD que, desde muito jovens, mostram as suas qualidades. Um recente exemplo disso mesmo foi o livro ‘Os Olhos que Escutam o Mundo’, da vida e obra de António Aragão, que contou com a participação de Paola Rivas, Francisco Branco e Roberto Macedo Alves.

Em boa hora se imaginou contar essa história através da Banda Desenha. Aragão foi dos artistas mais completos que a Madeira já teve, mas não teve uma incursão na BD e nós pensámos que a vida dele também podia ser retratada através dessa arte, completando essa celebração que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura promoveu no âmbito do centenário do nascimento daquele artista Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura

O governante acrescentou que esta obra, lançada recentemente pela SRTC, “resultou muitíssimo bem. Todos vocês fizeram uma viagem sobre o que foi a vida de Aragão e, acima de tudo, tiraram ensinamentos dessa irreverência dele como artista e produziram um conteúdo notável”. Eduardo Jesus adiantou que, desde o lançamento, a Secretaria Regional tem recebido os maiores elogios a esta obra de BD.

Quanto à revista ontem apresentada, o governante enalteceu o facto de ser a primeira revista de BD da Região e sublinhou que isso mesmo, faz dos jovens autores “pioneiros desta publicação e isso fica para a história”. Eduardo Jesus felicitou todos os envolvidos pela iniciativa e desejou que o primeiro número ontem lançado seja o primeiro de muitos. Acima de tudo, fez votos de que “este projeto continue a dar oportunidades, aos jovens, aos criadores, à grande capacidade que têm para expor a visão sobre os temas, desta maneira criativa e desafiante que carateriza a Banda Desenha”.