Madeira

“A Feira do Livro tem tudo para ser um sucesso”

None Ver Galeria

Bruno Pereira destaca língua portuguesa, juventude e Carlos da Áustria, enquanto eixos desta edição

Na abertura oficial da 48ª Feira do Livro, há pouco realizada, o vereador da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, destacou a aposta nos jovens e na língua portuguesa enquanto “dois dos eixos principais” desta edição, que tem o tema ‘Os Jovens e a Língua Portuguesa’, relacionando-o com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“O nosso património é a Língua Portuguesa e a juventude porque, claramente, todos nós temos de nos esforçar para que a leitura faça parte dos seus hábitos”, explicou, acrescentando que um “terceiro eixo” será dedicado ao Beato Carlos da Áustria, que neste ano se comemora o centenário do seu falecimento. “Temos um conjunto de novas edições dedicadas a essa situação e esperemos nós, que depois da beatificação possa vir a ser santificado num futuro próximo por parte do Vaticano”, sublinhou.

A Feira tem sofrido várias situações ao longo da pandemia, tivemos vários improvisos, mas agora temos todas as condições reunidas para que esta feira seja um sucesso Bruno Pereira

O vereador da autarquia destacou que este evento é cada vez mais “um momento cultural do Funchal”, não se limitando à componente, meramente livreira, mas “abraçando um conjunto de expressões artísticas”, que vão desde a música, o teatro, à performance de rua, etc. “Mas não significa que seja colocar menos importância na leitura, pelo contrário, o nosso objectivo é fomentar a leitura”, frisou.

Manter os hábitos de leitura significam um enriquecer e conhecimento, sobretudo em idades de formação. No fundo, significam uma ferramenta fundamental para a vida, independentemente da área profissional que nós queremos seguir, é importante a leitura. Pode ser divertida, é pedagógica, é muito importante para o futuro destas jovens formações Bruno Pereira

A edição deste ano da Feira do Livro, decorre entre 3 e 12 de Junho, na Avenida Arriaga, e tem programadas 31 apresentações e lançamentos de livros, 5 momentos de conversa e 15 actuações musicais, 46 sessões de autógrafos e 14 momentos de animação de rua e 6 oficinas.