Desporto

324 atletas de 21 países participam em três eventos de patinagem na Madeira

Trata-se do I Calheta Roller Skate, 10.ª edição do Biosfera Roller Skate e VII Madeira Roller Marathon, eventos desportivos que estão inseridos no ‘Madroller’ e que irão decorrer no Funchal, Calheta e Santana

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

A Madeira irá receber três eventos desportivos de patinagem, com um total de 324 atletas de 21 países. 

Trata-se do I Calheta Roller Skate,  10.ª edição do Biosfera Roller Skate e VII Madeira Roller Marathon, eventos que estão inseridos no ‘Madroller’ e que irão decorrer no Funchal, Calheta e Santana.

Desse total de atletas, com idades compreendidas entre os 8 e os 50 anos, um é campeão olímpico e 14 são campeões do mundo. 

Na apresentação, que decorreu, hoje, na Praça CR7, no Funchal, Alípio Silva, organizador destes eventos desportivos, disse que "destes 324 atletas, estarão presentes cerca de 100 da Região Autónoma da Madeira", sendo que os restantes são de fora.

Além disso, adiantou que estão previstas 84 provas, sendo a Calheta o concelho que irá receber um maior número de atletas. 

A prova onde participam mais atletas é a da Calheta, com 297, na do Funchal participam 294 e na de Santana 292". Alípio Silva 

As provas começam na quinta-feira, às 17h30, e terminam no domingo, às 13h30, com a entrega de prémios. 

O director regional do Desporto, David Gomes, disse que estes eventos dignificam os concelhos que os irão receber, mas também a Região Autónoma da Madeira no seu todo. 

David Gomes sublinhou ainda a vertente promocional do evento em mais de 20 países.

Por via da concretização desta prova, temos mais de 200 visitantes a constituírem turismo activo na nossa Região e a derramarem dividendos na nossa economia. Em paralelo, o evento será também promovido em mais de 20 países". David Gomes

O director regional do Desporto destacou ainda o investimento do Governo Regional nas duas pistas de patinagem existentes no Faial e nos Prazeres.

"Nós temos aqui duas excelentes infraestruturas, que permitem criar condições para organizar eventos de escala, como é este caso", frisou.

Também o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, destacou o investimento feito na pista de patinagem dos Prazeres, que reúne todas as condições para receber um evento deste género.

"Esta é a prova de o investimento na freguesia dos Prazeres, através do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira, foi bem feito. Temos uma infraestrutura de qualidade que, no fundo, pode receber eventos desta magnitude", realçou.