Madeira

PSD destaca as melhores condições de formação dos jovens

None
Foto: DR

O grupo parlamentar do PSD destacou, hoje, a preocupação que tem existido na Madeira referente à criação de melhores condições de formação dos jovens, a qual o deputado Bruno Melim, efectivou com a " implementação de um conjunto de medidas, que, entre outros aspectos, já resultou, no aumento do número de alunos madeirenses inscritos nas universidades".

O deputado falou, hoje, após uma reunião com a Associação Académica da Universidade da Madeira, no âmbito de um Roteiro da Juventude referindo que é "evidente que, ao longo dos últimos anos, temos assistido a um aumento de frequência, por parte dos alunos madeirenses, no ensino superior, com especial enfoque, na frequência no ensino superior da Região”.

Bruno Melim salientou ainda que, mesmo com os "constrangimentos a que a Universidade da Madeira tem sido sujeita, são agora mais as pessoas formadas, tendo existido "um esforço da Região para dotar o ensino superior das melhores condições de formação".

O grupo parlamentar realçou ainda "preocupação" com a formação dos jovens que se materializa com a concretização de medidas, como é o caso do passe sub-23, mas também com o desenvolvimento de políticas importantes.

A "revisão do regulamento geral das bolsas de acesso ao ensino superior, que permitiu abranger mais de 1000 alunos madeirenses, e no estabelecimento de sinergias para aproximar a universidade do mercado de trabalho, através de programas em contexto real de trabalho, seja durante a frequência no ensino superior ou no momento de transição para o mercado de trabalho, por intermédio de diversos programas, como os estágios de verão, jovens em formação e, mais recentemente, o ingress@", refere o comunicado enviado pelo partido.

Bruno Melim reforçou que estas medidas, no âmbito do ensino superior, englobam-se numa política integrada para a Juventude que começa desde o apoio às famílias no pré-escolar, acompanhando-as ao longo de todo o seu percurso.

Segundo o deputado, a existência de condições especiais de acesso aos transportes e ao ensino superior e a sinergia entre as políticas de formação e emprego revelam uma estratégia que permite, dentro da realidade das Regiões ultraperiféricas, ter dados animadores no que concerne à formação, taxa de empregabilidade e alfabetização das gerações mais jovens.