Rali Vinho da Madeira Desporto

Rali Vinho Madeira de volta à normalidade com o Europeu em vista

None
Foto Rui Silva / ASPRESS

A 63ª edição do Rali Vinho da Madeira, que marca o regresso à normalidade da organização do Club Sports da Madeira, mantém o esforço dos seus promotores na grande competitividade do evento. José Paulo Fontes, presidente da comissão organizadora, destacou “o prestígio da prova, que permite enfrentar novos desafios, nomeadamente o regresso ao Campeonato da Europa, mas tudo depende dos apoios. O rali, actualmente no FIA Iberian Rally Trophy, mantém-se como veículo promocional e importante montra para as marcas que o suportam”.

Tudo vai depender dos apoios, mas acreditamos que no futuro será possível estar nos mais altos patamares do campeonato europeu. Os ralis estão a ser analisados pela FIA e estaremos, naturalmente, atentos ao que se passará. O Rali Vinho Madeira tem de estar na primeira linha Paulo Fontes, presidente do Club Sports Madeira

O próximo Rali Vinho da Madeira será disputado em 17 classificativas entre os dias 4 e 6 de Agosto. No primeiro dia de competição terão lugar o Qualifying, Shakedown e ainda o primeiro troço cronometrado, a sempre muito aplaudia Avenida do Mar, que regressa ao programa. A cerimónia de partida acontecerá na Praça do Povo, praça que também receberá a cerimónia de entrega de prémios.

Já na sexta-feira, 5 de Agosto, é feita ronda dupla por Campo de Golfe, com um percurso alterado, e Palheiro Ferreiro, que volta a incluir a evolução pelo emblemático Chão da Lagoa. À tarde será cumprida dupla passagem por Boaventura, agora com ida ao centro do Arco de São Jorge, e Cidade de Santana, cujo traçado não inclui alterações de monta. As secções voltam a ser intercaladas por parques de assistência, uma vez mais na Avenida Sá Carneiro.

No sábado e último dia de prova, a caravana percorrerá em duas ocasiões as provas especiais de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Ponta do Pargo e Rosário. Os parques de partida e fechados terão como cenário o Largo do Município, no Funchal, na sequência da intenção em concentrar o rali no centro da cidade. Nesse sentido, também o centro operacional volta à Avenida Arriaga, agora nas instalações da Escola Profissional Atlântico.

Estamos a preparar tudo para que seja uma prova emblemática Paulo Fontes

Com cinco equipas inscritas, até ao momento, Paulo Fontes referiu que a prova tem despertado o interesse de vários pilotos nacionais e internacionais e que a organização pretende apostar, sobretudo, em "jovens pilotos com talento ao nível internacional e em pilotos com conhecimentos das estradas regionais". 

Também de regresso ao Rali Vinho Madeira está a sessão de autógrafos dos pilotos, que irá acontecer pelas 21h30 no Casino Madeira, na terça-feira, 2 de Agosto.