Madeira

Marchas Populares regressam a São Martinho

Rita Andrade e Marco Gonçalves ‘apadrinharam’ Marchas Populares de São Martinho

None

As tradicionais Marchas Populares de São João estão de volta a São Martinho, numa organização da Junta de Freguesia. Este ano, o Grupo de Marchas Populares da Casa do Povo de São Martinho, composto por 40 elementos, teve como padrinhos a secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, e o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Marco Gonçalves.

O Grupo de Marchas Populares da Casa do Povo de São Martinho iniciou os preparativos para a festa no passado mês de Abril, com a realização dos ensaios, preparação das indumentárias e selecção das músicas, para que nos meses de Junho e Julho tudo esteja preparado para o desfile das marchas populares, nas várias localidades. O tema da marcha deste ano, ‘São João em Festa’, marca o regresso das celebrações. 

Foi com muita satisfação que aceitei o convite para ser madrinha da Marcha da Casa do Povo de São Martinho, na freguesia onde resido já há muitos anos. Será um momento vivido com muita alegria por todos os participantes e por todos os que vão assistir, pois assinala um regresso à normalidade, às celebrações, a um reviver das tradições e da cultura popular. É importante manter vivas estas tradições seculares, transmitindo aos nossos jovens o gosto pela nossa cultura madeirense, e as Casas do Povo têm vindo a desempenhar um papel fundamental nesse sentido.
Rita Andrade