Madeira

Ponta do Sol promove viagens intergeracionais ao Porto Santo a 400 munícipes

None

A Câmara Municipal da Ponta do Sol realizou quatro passeios intergeracionais ao Porto Santo, entre Maio e  Junho. Uma iniciativa que permitiu a cerca de 400 munícipes um dia de passeio diferente e que proporcionou a cerca de 76 pessoas a sua primeira visita à 'Ilha Dourada'. 

Os participantes depararam-se com itinerários recheados de actividades lúdicas onde puderam visitar e conhecer diferentes museus, praias, o centro da ilha e um jardim botânico/ zoológico do Porto Santo. 

A presidente da autarquia, Célia Pessegueiro, destaca que as "viagens acarretam uma grande importância por permitirem a muitas pessoas a descoberta de um destino diferente e possibilitando à população que vive mais isolada estabelecer relações interpessoais com os restantes participantes. Tendo também como meta a convivência entre avós e netos, numa partilha de memórias e saberes entre diferentes gerações”.

Inicialmente foram anunciadas três viagens, designadas e distribuídas pelas diferentes freguesias do concelho, surgindo uma quarta viagem com vista em dar resposta à extensa lista de espera de tantos outros interessados. “Esta iniciativa tem revelado um crescente sucesso, mostrando que esta é uma boa aposta à qual o município pretende dar continuidade” afirmou a presidente.

O turismo intergeracional tem o propósito de melhorar a qualidade de vida da população com ou mais de 60 anos no concelho da Ponta do Sol, incentivar a socialização, fomentar momentos de convívio entre avós e netos e dar a conhecer o património histórico-cultural dos locais visitados através das actividades lúdicas realizadas.