Madeira

Sala Multissensorial é nova valência da EB1/PE do Jardim da Serra

Projecto é apoiado pela autarquia e tem por objectivo promover a inclusão através da aquisição de competências e da estimulação cognitiva dos alunos

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos dotou a Escola B1/PE do Jardim da Serra de uma 'Sala Multissensorial'. O projecto representa um investimento da autarquia de cerca de 2.000 euros para a aquisição de materiais e equipamentos existentes.

A sala vem possibilitar experiências sensoriais que ajudam na estimulação cognitiva, motora, sensorial e promovem a atenção e concentração.

Em nota emitida, o presidente da autarquia, Pedro Coelho, destaca que a Sala Multissensorial da EB1/PE do jardim da Serra "é um bom exemplo a nível de implementação de projectos e práticas diferenciadas [por parte do município] para responder às necessidades dos alunos"

"Para aprender é também preciso brincar e este espaço permite uma brincadeira orientada para a promoção do bem-estar sensorial e emocional do aluno", refere. 

O projecto não só beneficiará os alunos do Jardim da Serra, mas também os técnicos do Centro de Recursos Educativos Especializados de Câmara de Lobos, possibilitando chegar a uma comunidade mais alargada de alunos de todo o concelho.

A sala proporciona aos alunos estímulos controlados com luzes, música, objectos, texturas, imagens, sons, aromas promovendo a criação de um ambiente ajustado às necessidades e interesses de cada utilizador em cada momento, privilegiando o seu bem-estar ao mesmo tempo que promove a ligação, comunicação e motivação para a realização de actividades terapêuticas, educativas, de trabalho e lúdicas. O respectivo projecto é uma mais-valia, já que permite dar respostas mais adequadas e adaptadas para os docentes e técnicos especializados, que acompanham os alunos, proporcionando condições de trabalho e um ambiente estruturado, rico em comunicação e interacção, fomentador de aprendizagem. Câmara Municipal de Câmara de Lobos