Madeira

"Atrair investimento particular e novas unidades hoteleiras deveriam ser a prioridade"

None

Face à entrevista realizada pelo DIÁRIO ao presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, publicada, na edição de hoje, Luís Bettencourt, na qualidade de vereador reage à mesma.

"Como se pode vir dizer publicamente que já se está a trabalhar num plano sustentável para o Turismo se não se faz o trabalho de casa primeiro? Criar as condições e melhorar os edifícios públicos  desportivos essas sim são as prioridades. Atrair investimento particular e novas unidades hoteleiras deveriam ser a prioridade", disse.

Acrescentando que se Nuno Batista "viesse a publico dizer que na Associação de  Promoção da Madeira o Município tivesse uma pessoa do Porto Santo com papel de intervenção", estaria de acordo, mas "o invés vem provar que só pretende protagonismo e mais uma vez manifestar e fundamentar as suas declarações em assuntos que não são da sua tutela, da sua competência".

Como pode vir falar em turismo se chumba uma proposta de aplicação da taxa turística e ecotaxa que essa sim iria trazer verbas para poder melhora acessos, passeios, jardins e sistemas de rega e não só. Grave é, quando interrogado sobre “Ter atraído para o Porto Santo a primeira companhia Low-Cost “, responde que” não é apenas uma conquista do Município” quando sabe e conhece que todo esse trabalho foi efetuado pelo Secretaria do Turismo e que não teve qualquer intervenção deste Municipio… Se calhar está a falar da reunião que teve quando candidato em Lisboa com o responsável da TAP na altura e que posteriormente foi demitido sabe-se lá porque. As classificações da Biosfera e o premio da melhor Praia da Europa corresponde a um trabalho que tem vindo a ser feito muito antes deste mandato, portanto não se cumprimente com o chapéu dos outras e saiba-se  enaltecer e elogiar a quem por direito" Luís Bettencourt

O vereador questiona que "subsidio mobilidade, Unidade Saúde Local, Aumento Lar Idosos, Recuperação das redes de aguas e tudo mais não são obras de sua competência. Porque não fala na Fonte de Areia, do Mercado local,  e outras obras necessárias e que são da competência do Município?"

Não se mistura obras do Governo com obras do Município. Não se pode estar por ai a dizer, alias passar a mensagem que as coisas são feitas em sintonia com o Governo. O Município tem o seu papal e competências e o  Governo igualmente. O Governo tem o dever de investir e deve faze-lo nas suas competências e a parceria que o Sr. Presidente deste Município diz ter poderá ter passado durante a Campanha mas na pratica… o tempo o dirá. Não é nenhum favor que o Governo está a fazer á população quando investe no Porto Santo. Tal como na Madeira é uma obrigação…" Luís Bettencourt

Em comunicado enviado acrescenta que "“Sistema de Videovigilância será uma formas de podermos actuar com prevenção “… muito me espanta esta postura pois não querendo filmar as reuniões publicas e da Assembleia Municipal para não ser “vigiado”, quer “vigiar” os Porto-Santenses e quem nos visita…".

Para finalizar dá a entender que a relação com os vereadores da oposição é saudável… Porque será que no dia do Concelho os vereadores não tem período de intervenção? Tem o Sr. Presidente, Presidente da Assembleia e o Presidente da Assembleia Regional… Eu só faço uma analise e resposta, o Sr. Presidente tem que esclarecer á população por que não deixa a oposição ter uma intervenção, mas não esquecendo que essa oposição embora em minoria também foi eleita. Na economia tem que haver concorrência para haver preço, na Politica não pode haver oposição?" Luís Bettencourt

Por fim, Luís Bettencour lamenta "que se tenha uma postura radical", mas percebe "que ainda existam sequelas da derrota em 2013 e que se queira…. Mostrar uma posição… será a forma certa?"