Combustíveis em roda livre...

Há muito que o executivo devia ter tido uma atitude sem tibiezas face aos aumentos escandalosos dos combustíveis, já que pode e deve regular preços e fixar tectos máximos. O governo ficar-se pelo artificialismo das actualizações semanais do ISP - Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, não resolve esta espiral de preços que parece não ter fim... enquanto isto, as grandes petrolíferas somam lucros em cima de lucros... à vontade.

Ninguém fala da agricultura nacional, sendo que esta não aguenta o desmesurado aumento dos preços dos combustíveis, mais 46% que no fim de 2021. O preço pago aos produtores pela sua produção mantêm-se em níveis que não acompanham o preço galopante dos factores de produção.

A inflação sobe por via dos cíclicos aumentos em flecha dos produtos alimentares ( o governo tem de colocar em campo a inspecção porque há preços que sobem de um dia para o outro, repetidamente...) e também pela alteração dos custos dos combustíveis a subirem, quase todos os dias, constantemente em roda livre!

Vítor Colaço Santos