Mundo

Sobe para quatro o número de mortos em terramotos no sudoeste da China

Foto EPA/USGS
Foto EPA/USGS

O número de mortos causado por dois terramotos, ocorridos na quinta-feira, na província de Sichuan, no sudoeste da China, subiu para quatro, noticiou hoje a imprensa estatal chinesa.

Na sequência dos dois sismos, 14 pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade, acrescentou a televisão estatal CCTV.

As vítimas, causadas pela queda de pedras, foram registadas na vila de Baoxing, uma zona rural montanhosa.

O sismo de magnitude 6,1 na escala aberta de Richter ocorreu a uma profundidade de 17 quilómetros na cidade de Ya'an, a cerca de 110 quilómetros a sudoeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, informou o Centro de Rede Sísmica da China (CENC).

Um segundo terramoto, de magnitude 4,5, ocorreu três minutos depois, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O corpo de bombeiros de Sichuan disse que algumas casas ficaram danificadas e que mais de 1.400 equipas de resgate foram enviadas para a área.

O primeiro sismo foi uma réplica de um terramoto de magnitude 7,0, que ocorreu em 2013 e matou 196 pessoas, disseram as autoridades provinciais, de acordo com o CGTN, canal internacional da CCTV.

Em maio de 2008, um terramoto de magnitude 7,9 fez cerca de 87 mil mortos, na mesma província.