Madeira

Mural de Azulejos no Faial assinala Dia da Criança

A iniciativa juntou a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santana e o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) daquela localidade nortenha

None

Não faltaram momentos de boa disposição entre as crianças que coloriram, esta tarde, em frente à Igreja do Faial, o Mural de Azulejos alusivo aos Direitos das Crianças.

Tratou-se de uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, dinamizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santana, com a colaboração do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santana e das crianças das escolas do concelho.

Este projecto, hoje inaugurado, na presença da Secretária Regional, Rita Andrade, consiste na elaboração anual de um painel de azulejos, resultado do trabalho colaborativo entre os alunos das escolas do 4º ano do concelho de Santana e o CACI de Santana.

As crianças do 4º ano, que integram as várias escolas do concelho de Santana, elaboraram os desenhos propostos para o painel, sob o tema 'Os direitos da Criança' e, com o apoio do CACI de Santana, no âmbito do processo de capacitação dos utentes, os desenhos foram transpostos para os azulejos, resultando num painel inclusivo, com uma mensagem comum – 'O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade'.

Na ocasião, Rita Andrade dirigiu-se às crianças presentes - “estamos aqui hoje por vós. Hoje é o vosso dia. Fizeram um trabalho de grande qualidade, que está à vista de todos, tanto com a exposição, como com o painel de azulejos. Parabéns a todos e também aos professores e dinamizadores desta actividade”.

Rita Andrade relembrou ainda o Guia Regional para Cidadania Infantil - 'De pequenin@ é que se faz o caminho', que passa uma mensagem semelhante, e constitui uma importante ferramenta pedagógica, na educação das crianças para a Cidadania. 

“Hoje, no dia da criança, sinto que temos os jovens mais bem informados, mais ricos. As crianças são o nosso futuro, e por isso aqui estamos para vos dar as melhores oportunidades, para que cresçam a conhecer os vossos direitos e deveres e para que sejam felizes, sempre”, concluiu a Secretária Regional.

Recorde-se que o projecto 'Mural do Dia da Criança', hoje inaugurado na freguesia do Faial, faz parte do projecto 'SOS Azulejo', dinamizado na Região pelo CACI de Santana, e que visa preservar o património de azulejos português.

Desde o início do projecto 'Mural da Criança', organizado pela CPCJ de Santana, já foram elaborados 4 painéis de azulejos nas freguesias do concelho, nomeadamente, Santana, São Roque do Faial, Arco de São Jorge e São Jorge. Hoje, foi a vez do Faial, ficando por elaborar um painel, na freguesia da Ilha.