Madeira

PSD insiste na defesa da majoração do financiamento à Universidade da Madeira

None

O Grupo Parlamentar do PSD-Madeira reuniu-se, hoje, com o Reitor da Universidade da Madeira para reiterar a vontade de continuar a insistir na defesa da majoração do financiamento das Universidade das Madeira e dos Açores.

Este encontro, conforme sublinhou o deputado Nuno Maciel, que se realiza na sequência da Cimeira que teve lugar, na semana passada, em Ponta Delgada, nos Açores, entre os deputados social-democratas de ambas as regiões autónomas, onde esse propósito foi reforçado, sendo que, ao nível da Assembleia Legislativa da Madeira, o PSD vai avançar, brevemente, com uma proposta de alteração à Lei de Financiamento do Ensino Superior, de modo “a que reconheça e que plasme no seu articulado a necessidade, a importância e a justiça dessa majoração”.

O deputado realçou que se pretende, deste modo, compensar os efeitos da insularidade no ensino superior nestas regiões, uma vez que o facto de estarem localizadas em ilhas acarreta sobrecustos para estas universidades.

Na Cimeira realizada em Ponta Delgada, os deputados do PSD-Madeira reuniram-se, igualmente, com o Reitor dos Açores, tendo ficado claro, segundo Nuno Maciel, e não obstante as especificidades de cada uma das regiões autónomas, que a questão do financiamento é um tema transversal, faltando, por parte do Estado, reconhecer os sobrecustos inerentes à insularidade.

Nesse sentido, garantiu que o PSD não vai “desistir dessa matéria”.

O Grupo Parlamentar do PSD assume publicamente que não desiste da majoração do ensino superior na Madeira e nos Açores. As Regiões Autónomas desenvolvem um ensino superior de qualidade, de excelência, que em nada envergonha aquilo que é feito em todas as universidades deste país. Somos cidadãos do Mundo, com plenos direitos, iguais a qualquer cidadão de qualquer parte do país Nuno Maciel, deputado PSD-Madeira

Como tal, reforçou, que é fundamental que o desenvolvimento do ensino superior nas universidades da Madeira e dos Açores esteja “reconhecido em Lei e assumido em termos de sobrecustos”, sendo esse o objetivo do Projeto de Proposta de Lei à Assembleia da República a apresentar pelo PSD.

Um trabalho que os deputados do PSD-Madeira pretendem que seja acompanhado nos Açores, de modo a que chegue à Assembleia da República “uma proposta conjunta, forte e que seja reconhecida por ambas as universidades e ponha justiça a um tema que já se arrasta há demasiado tempo”.