Madeira

Crianças com mobilidade reduzida com cadeira de praia gratuita no Porto Santo

None

A Câmara Municipal do Porto Santo celebrou um protocolo de cooperação com a Associação More Moving Moments (MMM) para a disponibilização gratuita de uma cadeira de praia para crianças com mobilidade reduzida no Porto Santo.

A Associação MMM, criada em Janeiro de 2018, tem como objectivo proporcionar às crianças e jovens com problemas de mobilidade e/ou atraso de desenvolvimento soluções que contribuam para a sua inclusão social e desenvolvimento psicomotor.

Não obstante a existência de cerca de 182 praias marítimas acessíveis em Portugal, as mesmas não permitem o acesso e a deslocação das crianças e jovens com dificuldades de mobilidade pelo areal ou mesmo o seu acesso à água, impedindo que estas crianças possam desfrutar, em família, de todas as brincadeiras, passeios, banhos e demais atividades balneares como qualquer outro jovem.

A cadeira tem capacidade para transportar crianças até 60kg de peso e poderá ser utilizada por qualquer criança, com incapacidade funcional, para se deslocar na areia.

A acessibilidade aos espaços turísticos é um direito de todos, independentemente da sua condição física. Esta é uma preocupação do executivo camarário que, com a aquisição desta cadeira, pretende minimizar os efeitos da dependência física das crianças portadoras de deficiência, permitindo-lhes uma experiência balnear plena na praia do Porto Santo.