Desporto

Sporting conquista título nacional de futebol de sub-17

None
Foto Global Imagens

O Sporting conquistou hoje o título de campeão nacional de futebol de sub-17, ao vencer o Sporting de Braga por 2-0, em Alcochete, em encontro da antepenúltima jornada da fase de apuramento do campeão do campeonato do escalão.

Com golos de Guilherme Santos (21 minutos) e Vivaldo Semedo (54), os 'leões' aumentaram a vantagem sobre o adversário de hoje para sete pontos, quando apenas faltam disputar duas jornadas, e asseguraram virtualmente o seu 14.º título de juvenis.

Os visitantes estavam 'proibidos' de perder para manterem vivas as esperanças do título e entraram decididos a surpreender, nos primeiros minutos, mas foram perdendo intensidade e Guilherme Santos fez o primeiro dos 'verde e brancos', aos 21 minutos, num disparo de fora da área que desviou ligeiramente nas costas de Diogo Pereira e entrou no ângulo da baliza minhota.

Manuel Mendonça (30 minutos), também de fora da área, esteve perto de ampliar a vantagem, mas a bola bateu na trave e o Sporting de Braga, que já tinha obrigado Guilherme Pires a 'voar' para deter um livre direto de João Vasconcelos (03), teve a sua melhor oportunidade nos pés de Afonso Duarte (40), mas o guarda-redes 'leonino' foi rápido a fazer a mancha para evitar o golo.

Num lance de insistência do Sporting, e de alguma confusão dentro da grande área 'minhota', a bola sobrou para Vivaldo Semedo, que, aos 54 minutos, 'fuzilou' as redes de Renato Amorim e praticamente assegurou o título para os 'leões'.

Até ao final, os 'verde e brancos' conseguiram segurar a vantagem e o Sporting de Braga, apesar de ter mais alguma posse de bola, não conseguiu encontrar-se com a baliza do Sporting, que esteve várias vezes perto do terceiro em lances de contra-ataque.

O Sporting assegurou, desta forma, o título, numa época em que, até ao momento, sofreu apenas duas derrotas em 33 encontros no escalão, ambas frente ao Benfica, e em que utilizou 31 jogadores, incluindo o avançado Rodrigo Ribeiro, que chegou a ser lançado por Ruben Amorim em cinco encontros da equipa principal.