5 Sentidos

Debate sobre a exposição ‘Arquivista IA: Antologia de Franciscos Francos’

None

No próximo dia 14 de Junho, terca-feira, o Museu Henrique e Francisco Franco e Nestor Pestana vão realizar uma conversa acerca da exposição ‘Arquivista IA: Antologia de Franciscos Francos’, pelas 18 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco.

A conversa será moderada por Martinho Mendes e tem o intuito de marcar o encerramento desta exposição, reunindo pensadores na área do design de ficção, filosofia, inteligência artificial e história da arte. Nestor Pestana, Eduardo Fermé, Gonçalo Gouveia e Diogo Goes irão reflectir, junto com o público, sobre alguns dos temas abordados no ‘Arquivista IA’.

As temáticas serão variadas, nomeadamente sobre metodologias do Design de Ficção e as suas ligações com a arte e tecnologia; questões filosóficas e técnicas sobre a inteligência artificial e as suas possibilidades para além de ferramenta e como possível colaboradora; e questões relacionadas com a natureza dos arquivos e às suas interpretações para a história e história da arte.

‘Arquivista IA: Antologia de Franciscos Francos’ é uma instalação multimédia de Nestor Pestana, que explora criativamente as relações entre lacunas do conhecimento histórico e inteligência artificial. A instalação gira em torno de um evento na vida do escultor madeirense Francisco Franco: a exposição de Boston de 1927, na qual ele participou com Picasso. Não se sabe ao certo que obras expôs, se foi a Boston, se contactou com Picasso e como esta exposição o influenciou. Colaborando com a inteligência artificial GPT-3, Nestor Pestana preenche as lacunas do que se sabe sobre a exposição de Boston com histórias alternadas. Para isso, desenvolve uma espécie de diálogo com a GPT-3, usando uma plataforma online desenvolvida para o efeito e criando 110 versões do que poderia ter acontecido na exposição de Boston.

Mais informações em: nestorpestana.com/Arquivista-AI