Madeira

Museu da Baleia apresenta caderno para ajudar na observação de cetáceos

None

O Museu da Baleia da Madeira – Município de Machico , apresenta amanhã, dia 14 Junho, pelas 11 horas, o caderno de 'Fichas de Identificação de Cetáceos no Arquipélago da Madeira'.

Trata-se de uma publicação, concebida pelo Museu da Baleia da Madeira, no âmbito dos projectos META e JUMP, financiados pelo Programa 'Fundo Azul', da Direcção Geral da Política do Mar.

"O objectivo deste caderno é dar às empresas licenciadas de observação de cetáceos do arquipélago da Madeira, um instrumento de comunicação fidedigna para os turistas, da diversidade de cetáceos no arquipélago da Madeira e das suas características diagnosticantes", explica um comunicado da administração do museu.

O caderno visa também "divulgar as melhores práticas para a redução da pegada acústica subaquática das embarcações e as melhores práticas para a observação dos cetáceos no mar, implementadas através da legislação regional em vigor".

O projecto META tem por objectivo estudar como as ameaças antropogénicas que afectam as populações residentes de cetáceos, incluindo a actividade comercial de observação de cetáceos, enquanto o projecto JUMP (que servem de base a este caderno) pretende recolher e divulgar informação sobre o problema da poluição sonora subaquática que afecta a vida marinha, nomeadamente, os cetáceos.