5 Sentidos

Esculturas de Nelson Santos regressam ao ‘Espaço do Artesão’ no Campanário

None Ver Galeria

O 'Espaço do Artesão', na freguesia do Campanário, na Ribeira Brava, volta a acolher, a partir de hoje, 11 de Julho, os trabalhos de Nelson Santos feitos com pedra e madeira.

São esculturas ligadas ao mar, com destaque para o polvo, a baleia, o golfinho, o lobo-marinho e o cachalote, havendo também souvenirs de pequenas dimensões, como ímanes, colares e chaveiros.

O artista, natural do Caniçal expôs no 'Espaço do Artesão' em Junho de 2021 e regressa agora com algumas peças novas.

“O feedback foi positivo e pediram-me para voltar a expor aqui. Vale a pena porque é nestes locais que por vezes aparecem as pessoas com mais gosto por este trabalho”, afirma o artesão a propósito do seu regresso ao Campanário.

Nelson Santos é vigilante da natureza e passa grande parte do tempo livre a criar peças decorativas com materiais recolhidos da costa marítima, que reaproveita para transformar em esculturas artísticas.

O gosto pelo artesanato surgiu há vários anos e "funciona como uma terapia para o ‘stress’ do dia-a-dia", revela. Começou por fazer pequenos souvenirs e depois aventurou-se na criação de obras de maiores dimensões, que vende numa roulotte no Caniçal.

A inauguração da exposição contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Jorge Santos, e do vereador Paulo Andrade.

Os trabalhos estão patentes no 'Espaço do Artesão' até 26 de Julho e podem ser vistos, de segunda a sexta-feira, entre as 09 e as 17 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.