Mundo

Chanceler alemão manifesta apoio à adesão da Sérvia e Kosovo à União Europeia

Foto EPA
Foto EPA

O chanceler alemão Olaf Scholz reafirmou hoje o seu apoio a uma adesão dos Balcãs ocidentais à União Europeia (UE), mas advertiu ser necessário que avancem nas suas reformas e se registe uma "aproximação construtiva" entre a Sérvia e o Kosovo.

"Os Balcãs ocidentais pertencem à Europa. Todos os países que o compõem devem integrar-se no futuro na UE", disse Scholz durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti.

A Alemanha apoiou "sempre" o reconhecimento internacional do Kosovo, afirmou Scholz, que também manifestou a esperança de que a ex-província da Sérvia que autoproclamou a independência em 2008 seja reconhecida pelos parceiros da UE que ainda não o fizeram (Chipre, Espanha, Eslováquia, Grécia e Roménia).

O chanceler alemão exortou o primeiro-ministro kosovar a promover um "processo construtivo" com a Sérvia, pelo facto de ser decisivo "para a estabilidade e progresso" da região, mas também para que seja iniciado o percurso até à sua integração no bloco comunitário.

A reunião entre Scholz e Kurti precedeu o encontro previsto para esta noite em Berlim entre o líder kosovar e o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, sob os auspícios do Governo alemão.

Vucic, reeleito para o cargo em abril, manifestou por sua vez no seu encontro separado com Scholz, o "compromisso" com o objetivo de delinear "formas de aproximação" com o Kosovo.

Scholz, após também reafirmar perante Vucic o seu apoio ao ingresso dos Balcãs ocidentais na UE, insistiu ser de "crucial importância" esbater as diferenças entre os países da região.

O chanceler social-democrata pediu ao Presidente sérvio para "avançar com determinação" nas reformas iniciadas, em particular na liberdade de imprensa e combate ao crime organizado.