Madeira

BE-Madeira “indignado” com o fim das consultas de sexologia

None

O partido considera que acabar com esta consulta médica é “discriminar” alguns utentes

Através de comunicado, a coordenadora regional Bloco de Esquerda da Madeira, Dina Letra, mostra-se “indignada” e afirma que quer explicações de Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil, sobre as razões que levaram ao fim do acompanhamento médico especializado em sexologia no Serviço Regional de Saúde.

O partido defende que esta “é uma consulta muito importante para as pessoas” e que já foi uma “grande conquista” ter a mesma disponível no serviço público, bem como ter profissionais que investiram na área e sublinha que a população LGBTQIA + deixa, assim, de ter uma “resposta médica se necessitar”.

Para onde vão ser encaminhados os casos de abusadores sexuais enviados pelo tribunal? Onde e em que condições será efectuado o acompanhamento médico dos utentes quer os que fazem consulta regular quer os que estão em lista de espera? Qual é a alternativa para estas pessoas? 

O Bloco termina o comunicado a dizer que esta situação é “inaceitável” e afirma que a administração do SESARAM demonstra, uma vez mais, “uma total falta de sensibilidade para com os problemas dos utentes; uma total falta capacidade de diálogo com os seus recursos humanos, e, sistematicamente, continua a empurrar as pessoas para o privado num momento tão sensível como aquele que estamos a viver”.