Comunidades Madeira

Visita à Venezuela termina com cinco centenas

None

A Academia do Bacalhau juntou 500 madeirenses em Caracas, num almoço em homenagem ao Governo Regional da Madeira, na pessoa do director Regional das Comunidades e Cooperação Externa, que acaba em grande a viagem oficial à Venezuela.

Rui Abreu fez questão de se deslocar para a Venezuela no primeiro voo da TAP, após dois anos de interrupção da ligação Caracas-Lisboa. Em 11 dias, o governante visitou nove centros de emigração em Barquisimeto, Valência, Maracay, Cátia La Mar, e outras tantas localidades.

Assinou dois contratos-programa do Governo Regional com dois lares, com vista a atribuiu um apoio financeiro no valor global de 11 mil euros. Reuniu com embaixadores e com cônsules.

Esteve com a comunidade, com pequenos, médios e grandes empresários madeirenses. Visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Los Teques, no qual já foram investidos 10 milhões de dólares. Esteve na Missão Católica Portuguesa em Caracas. E ainda esteve com os lesados do BES.

Este domingo, no último dia da deslocação oficial à Venezuela, durante o jantar da Academia do Bacalhau, Rui Abreu, fez um balanço da visita à Venezuela.“Esta deslocação serviu para tomar o pulso àquilo que é a nossa Comunidade, e àquilo que a Venezuela é hoje. O país, não tendo todos os problemas resolvidos, apresenta sinais muito positivos”, disse.

"A economia está a funcionar, deixou de haver escassez de produtos básicos, e nas prateleiras dos supermercados já se encontram todo o tipo de bens, a moeda estabilizou, os madeirenses que saíram da Venezuela em 2016 já começaram a regressar, e a comunidade está optimista e diz acreditar no país”, reportou aquilo que viu.

GR vai reivindicar ligação directa ao Funchal

Um dos temas recorrentes na Diáspora é o regresso da ligação aérea direta da Venezuela para a Madeira. O Governo Regional acompanha esta pretensão.

“Logo que as ligações regulares estiverem estabelecidas no final de Junho, vamos reivindicar que passe a haver uma ligação directa Caracas-Funchal, como já tivemos há alguns anos atrás e que era um sucesso”, garantiu.

 “Se 80% da comunidade é madeirense, é natural que 80 a 90% dos passageiros do voo de Caracas para Lisboa sejam madeirenses. Por isso é inteiramente justificada um voo directo” Rui Abreu, director regional das Comunidades e Cooperação Externa

O governante entende que o voo directo entre a Caracas e o Funchal é de inteira justiça, já que 80% da comunidade portuguesa residente na Venezuela é originária da Madeira. “Se 80% da comunidade é madeirense, é natural que 80 a 90% dos passageiros do voo de Caracas para Lisboa sejam madeirenses. Por isso é inteiramente justificada um voo directo”.

Regressados trazem benefícios à Madeira

Rui Abreu aproveitou para falar, ainda, sobre a realidade dos emigrantes da Venezuela que regressaram à Madeira e as mais-valias que trouxeram aos níveis social e económico.

“Com o regresso de emigrantes da Venezuela passou a haver mais mão-de-obra disponível, mais crianças e jovens nas escolas que tanta falta fazem, e mais investimento e dinamização da economia”, frisou, rematando que os emigrantes “merecem toda a nossa admiração e respeito, porque saíram da sua Terra, não para passar férias, mas para sustentar a sua família, incluindo aquela que ficou na Madeira”.