Madeira

Sérgio Gonçalves desafia PS-Açores para Jornadas das Regiões Autónomas

None

Sérgio Gonçalves discursou no Congresso do PS Açores e desafiou o seu homólogo, Vasco Cordeiro. para a realização de umas jornadas entre os dois partidos, ainda este ano.

O líder do PS-Madeira fez uma intervenção no XVIII congresso regional do PS Açores, realizado durante o fim de semana na ilha do Faia e sublinhou os aspectos em que as duas estruturas partidárias convergem e são consensuais.

Aplicar às Regiões Autónomas as mesmas regras de equilíbrio orçamental e limite à dívida que o Estado tem com as instâncias europeias; alargar a capacidade de ajustar o sistema fiscal nacional às especificidades das duas Regiões e assegurar as transferências do Estado e do fundo de coesão de modo a mitigar os sobrecustos de insularidade.

"Todas estas razões são mais do que suficientes para aprofundarmos o diálogo e a cooperação entre o PS Açores e o PS Madeira”, afirmou Sérgio Gonçalves.

O líder do PS-M apresentou o quadro político da Madeira, a região do país com a mais alta taxa de desemprego no primeiro trimestre do ano, com 7,5%, quando nos Açores é de 6,6% e a nível nacional 5,9%. A Madeira é a região do país com o mais baixo poder de compra e a mais elevada taxa de risco de pobreza e exclusão social.

“Um em cada três madeirenses vivem em risco de pobreza, e mesmo tendo em conta a população empregada é um em cada cinco madeirenses, resultado das políticas do PSD que governa a Madeira há 46 anos e que tem deixado marcas não desenvolvendo a região de forma adequada nem fazendo uso correto dos recursos que dispõe.”

O presidente do PS Madeira destacou o que considera serem opções erradas do Governo Regional o que aconteceu com o desenho do Plano de Recuperação e Resiliência Regional. “A utilização dos mesmos 5% do total de dotação nacional foi feita com opções bem diferentes daquelas que foram defendidas e implementadas nos Açores por parte de um governo então do PS.”