Madeira

Sérgio Gonçalves quer respostas eficazes ao problema da habitação

None

O presidente do PS Madeira considera que não há uma política adequada por parte do Governo Regional relativamente à habitação, num momento em que o problema da inflação dos preços no mercado habitacional atinge valores elevados, bem como aumentam as prestações de quem tem crédito à habitação, estando já nos valores mais altos dos últimos dois anos com a subida das taxas de juro, assim como também aumenta o capital em dívida com a média mais alto dos últimos 5 anos.

Em nota enviada à comunicação social, Sérgio Gonçalves admite que esta grande pressão sobre as famílias madeirenses vem avolumar aquelas que já eram as enormes carências de habitação na Madeira.

Ainda ontem vimos o presidente do Governo Regional numa conferência a elogiar a evolução do mercado imobiliário da Madeira, a subida de preços e a pressão inflacionista e o quão benéfico isso tem sido para a região. Pois certamente que sem medidas compensatórias e investimento público em habitação, tal só irá colocar ainda mais famílias em necessidade de habitação social por não conseguirem alugar ou comprar casa.

Para o presidente do PS Madeira há um erro na definição das prioridades por parte do Governo. “Por um lado, questionamos o que seria da habitação e destas necessidades caso não tivéssemos tido uma pandemia e um PRR em resultado disso com 136 milhões de euros disponíveis e que ficam, de acordo com o próprio Governo Regional, aquém do necessário. Nesse sentido, não se entende a insistência em impor um projecto de ampliação do molhe da pontinha que custará mais de 100 milhões de euros e não se reforça as respostas a nível da habitação".