5 Sentidos

Exposição ‘Das plantas e das Figuras’ no Saccharum

None

A Galeria 1425, no Saccharum, recebe no próximo dia 24 de Maio, às 18h30, a inauguração da exposição ‘Das Plantas e das Figuras’, de Joana Teixeira de Sousa, uma colecção de desenhos e de pinturas pensadas para aquele espaço cultural no hotel da Savoy Signature.

Joana Teixeira de Sousa partiu dos conceitos de transformação e metamorfose para destacar uma peça fundamental na História da Madeira, a produção da cana-de-açúcar. A artista escolheu o papel como suporte, recorrendo a carvão grafite e pó de grafite para as obras a preto e branco, e a misturas de tintas a óleo para as peças a cores.

Durante o processo tive necessidade de trabalhar com formas geométricas, talvez como forma de equilibrar o aberto com o fechado, o livre com o contido, o caos com a ordem. Acabou, assim, por se formar uma complementaridade entre forças Joana Teixeira de Sousa

Das Plantas e das Figuras’ conta com a curadoria de Marcelo Costa, professor no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, onde a artista frequenta atualmente o curso de Pintura. Esta é a segunda exposição de Joana Teixeira de Sousa, depois de ter exposto na Brunswick Street Gallery, em Melbourne.

A arte e cultura são vectores essenciais na educação e a Savoy Signature assume um papel importante na sua promoção não só entre os seus colaboradores, mas também, nas comunidades onde se inserem os hotéis da sua colecção. Permitir o acesso de todos à arte é, inclusive, uma das razões para a entrada nesta exposição ser livre não só para os nossos hóspedes como também para todos os que queiram visitar a Galeria 1425. Ao actuar na área do turismo, a Savoy Signature tem tentado valorizar e promover a história e cultura madeirenses que são riquíssimas, e representam uma mais-valia para o destino Ricardo Farinha, administrador comercial da Savoy Signature