Mundo

Assassínios no Brasil têm queda de 6% no primeiro trimestre do ano

None

O Brasil registou 10,2 mil assassínios nos três primeiros meses deste ano, dado que representa uma queda de 6% face ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento hoje divulgado.

De acordo com especialistas consultados pelo portal de notícias G1, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: "mudanças na dinâmica do mercado de drogas brasileiro, maior controlo e influência dos governos sobre os criminosos, apaziguamento de conflitos entre fações, políticas públicas de segurança e sociais, e redução do número de jovens na população".

A queda no primeiro trimestre de 2022 aponta que o país sul-americano mantém a mesma tendência nacional de queda deste tipo de crime desde 2021, quando o Brasil registou uma baixa de 7% no número de assassínios face a 2020.

Os dados foram recolhidos junto a órgãos oficiais dos 27 estados brasileiros pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.