Madeira

PSD/CDS diz que Machico falha nas políticas de bem-estar animal

None

O deputado municipal do PSD/CDS, André Pão, veio a público alertar para as “falhas nas políticas de bem-estar animal” em Machio, tendo questionado o executivo liderado por Ricardo Franco sobre quando serão solucionados os problemas identificados no Abrigo Municipal.

A intervenção aconteceu no decorrer Assembleia Municipal, na passada quarta-feira, 27 de Abril, realizada na Junta de Freguesia de Santo António da Serra.

O eleito pela coligação ‘Juntos Somos Machico’ argumenta que “a infra-estrutura onde são armazenados os bens alimentares para cães e onde se encontra o gatil precisa, urgentemente, de ser intervencionada, uma vez que a cobertura necessita de ser, no mínimo reparada, senão mesmo substituída”.

Além disto, alega, “as jaulas próximas deste mesmo armazém não possuem cobertura adequada para os animais que ali estão sendo por isso, um comportamento lesivo do bem-estar animal”.

O autarca considera “insuficiente” a resposta por parte do executivo, visto que “não há data definida para as intervenções naquele espaço”.

“Não há um planeamento específico no que toca a esta matéria, sendo este um exemplo claro da postura do executivo camarário”, que, segundo disse, “refugia-se numa política do ‘deixa andar’, enquanto as pessoas que ali trabalham e os animais que ali pertencem continuam à espera de uma solução”.

O social-democrata relembra que “muitos dos animais que ali estão já passaram por situações dramáticas e de maus-tratos na vida, por isso faria todo o sentido dar uma resposta mais célere a esta questão”.

Naquela sessão ordinária, André Pão pediu ainda explicações no que concerne aos gastos no parque para cães no Sítio da Graça.

“No parque para cães de Machico, vedaram um jardim que já existia há anos e adquiriram nove equipamentos. Todos esses trabalhos custaram à Câmara de Machico 55 mil euros. No Funchal, um espaço idêntico, o dog park nos Jardins da Ajuda no Funchal, foram gastos cerca de 7.500 euros, o que nos leva à conclusão de que é sete vezes e meia mais caro fazer um dog park em Machico que no Funchal”, apontou.

O presidente da JSD-Machico referiu ainda, relembrando a frase do ex-presidente da Camara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, na inauguração do dog park nos Jardins da Ajuda: “Muitas vezes não é preciso muito dinheiro para colocar boas ideias no terreno”.

“Os exemplos dados ilustram na perfeição que Machico falha nas políticas de bem-estar animal”, rematou.