País

Marcelo defende que conhecimento e inovação são essenciais para o desenvolvimento

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a valorização do conhecimento, a criatividade e a inovação são essenciais para o desenvolvimento económico e social.

O chefe de Estado divulgou esta mensagem no sítio oficial da Presidência da República na Internet a propósito do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação que hoje se assinala, instituído pelas Nações Unidas em 2017.

Nesta data, Marcelo Rebelo de Sousa "sublinha a importância da inovação para apresentar soluções a problemas prementes, nomeadamente para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 2030".

Segundo o Presidente da República, os "novos e imprevistos desafios" que a humanidade enfrenta só poderão ser ultrapassados "pelo esforço coletivo de todos, quebrando padrões antigos de ação, e aplicando novas ideias, produtos e serviços".

"É por isso fundamental a valorização do conhecimento, as colaborações internacionais e interdisciplinares, e a capacitação dos recursos humanos e tecnológicos das empresas e instituições. Tudo isto cria valor para a economia nacional e internacional", argumenta.

"A criatividade e a inovação, que hoje celebramos, são os catalisadores de mudança positiva em toda a sociedade, abrindo caminho para um desenvolvimento humano e social mais pleno", sustenta o chefe de Estado.