Desporto

Sporting leva braçadeira com bandeira ucraniana e apelo à paz

Foto: Reprodução Sporting CP
Foto: Reprodução Sporting CP

O Sporting vai entrar hoje em campo, na receção ao FC Porto da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, com braçadeira de 'capitão' com a bandeira ucraniana e fumos negros com o símbolo da paz.

"Hoje, os Leões entram em campo assim", escreveram os 'leões' na rede social Twitter, mostrando uma imagem dos símbolos alusivos à investida militar da Rússia em solo ucraniano.

Sporting e FC Porto defrontam-se hoje pelas 20:45, no Estádio Alvalade, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal de futebol.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.