A Guerra Mundo

Papa visita crianças ucranianas internadas em hospital gerido pelo Vaticano

Foto Media Vaticano/EPA
Foto Media Vaticano/EPA

O papa Francisco visitou hoje o Hospital Pediátrico Bambino Gesù, equipamento hospitalar gerido pelo Vaticano e onde estão internadas crianças que deixaram a Ucrânia devido à guerra.

A visita surpresa ocorreu cerca das 16:00 e entre as crianças ucranianas visitadas estavam também vítimas de ferimentos na sequência de bombardeamentos por parte da Rússia, descreveu a agência de notícias Efe. O Vaticano disse que atualmente há 19 crianças ucranianas entre a sede em Roma e a do hospital na cidade de Palidoro, nos arredores da capital, enquanto as que chegaram desde o início da guerra são cerca de 50. "O papa parou nas salas e visitou todos os pequenos presentes, antes de retornar ao Vaticano".

Francisco decidiu realizar esta visita após ter recebido hoje em audiência o Coro Antoniano, ao qual pediu para rezarem pelas crianças ucranianas. Entre as crianças internadas há quatro meninas que foram acompanhadas por uma associação de voluntários e que sofreram ferimentos graves de guerra.

De acordo com o chefe de Cirurgia Plástica e Maxilofacial do hospital, Mario Zama, duas das crianças internadas sofreram amputação do membro superior e outras duas meninas sofreram traumatismo craniofacial bastante grave. Esta visita ocorre depois de na sexta-feira, o papa Francisco ter condenado "o perverso abuso de poder" patente na agressão russa à Ucrânia e ter pedido ajuda para os ucranianos, atacados na sua "identidade, história e tradição" e que têm direito a "defender a sua terra".

As declarações do papa, numa mensagem enviada a um encontro de representantes católicos europeus na Eslováquia, são algumas das mais contundentes por si reveladas até agora sobre o direito da Ucrânia a existir enquanto Estado soberano e a defender-se da invasão da Rússia.