A Guerra Madeira

Voluntários madeirenses prestam ajuda humanitária na Ucrânia

None Ver Galeria

Os voluntários da Associação Madeira Emergência e da Monte de Amigos - que, na passada quinta-feira, rumaram a Medyka, entre a Polónia e a Ucrânia - encontram-se agora a prestar ajuda humanitária nos dois lados da fronteira.

Madeira Emergência em missão de ajuda na Ucrânia

Quatro elementos da Associação Madeira Emergência estão a caminho da fronteira da Polónia com a Ucrânia, para prestar ajuda humanitária naquele país que desde 24 de Fevereiro foi invadido pela Rússia.

A equipa (composta por Gonçalo Félix, Catarina Correia, Carlos Mendes e Guadalupe Sousa) uma comitiva da Associação EntreMundos, que tinha como objectivo dar apoio no terreno, após terem sido recolhidos na Madeira vários equipamentos médicos, medicamentos e materiais de primeiros socorros.

Ao chegarem ao destino depararam-se "longas filas" de refugiados e "muito pouco apoio".

"Só três organizações é que prestam auxilio aos que chegam depois de dias inteiros, de duras horas de caminho, pois ninguém quer ir [Ucrânia] para lá e há falta de tudo", dá conta uma publicação do grupo nas redes sociais.

Perante o cenário desolador, os voluntários madeirenses decidiram, então, arriscar cruzar a fronteira e atender às necessidades básicas dos muitos que fogem ao conflito.

Enquanto alguns elementos ficaram na tenda em Medyka a receber os refugiados, a prestar-lhes os primeiros socorros, apoio psicológico, emocional, social, a dar-lhes comida, como sandes, fruta, água e sumos, chá e café, a Lupi (Monte de Amigos) atravessou, para o lado da Ucrânia, com o Carlos (Madeira Emergência), empurrando um carro com cobertores, mantas, bens alimentares, para distribuir às pessoas que esperam para passar a linha da fronteira para a Polónia e, alguns brinquedos para as crianças. As pessoas estão assustadas, desesperadas, exaustas. As crianças têm marcas de lágrimas escuras no rosto. Umas horas depois, volta à Ucrânia. Desta vez com a Catarina (Madeira Emergência) e uma terceira vez, já de noite, com o Gonçalo Félix. O carro que empurram leva, também, um sorriso, um pouco de conforto a todos que esperam...

Entretanto, a Associação Entre Mundos encaminha os refugiados que querem vir para Portugal para os autocarros que haviam chegado a Medyka com os bens angariados nas campanhas.

A ONU anunciou, hoje, dia 19 de Março, que mais de 3,3 milhões de refugiados já fugiram da Ucrânia desde a invasão russa, a 24 de Fevereiro, enquanto cerca de 6,5 milhões de pessoas estão deslocadas internamente.

Seis em cada dez refugiados ucranianos cruzaram a fronteira polaca, ou seja, 2.010.693 pessoas.

Dezenas de milhares de pessoas também estão a entrar na Ucrânia a partir da Polónia, principalmente os que regressam para combater e também quem procura cuidar de parentes idosos ou trazer familiares de volta à Polónia.