A Guerra Mundo

Cimeira extraordinária do G7 quinta-feira em Bruxelas dedicada à invasão russa

None

O grupo dos países mais industrializados do mundo, o G7, vai reunir-se em cimeira dedicada à invasão russa da Ucrânia na próxima quinta-feira, em Bruxelas, organizada na sequência das cimeiras da NATO e da UE, anunciou hoje o Governo alemão.

A reunião será dedicada "em particular à situação na Ucrânia" e será "integrada" nas cimeiras da NATO e da União Europeia que também se realizam em Bruxelas nesse dia, disse a porta-voz do governo alemão, Christiane Hoffmann, numa conferência de imprensa.

A Alemanha preside este ano ao G7, que inclui também os Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Canadá, Japão e Itália.

No mesmo dia, a NATO organiza uma cimeira extraordinária dedicada à guerra na Ucrânia, na qual participará o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que vai estar em Bruxelas.

Na quinta-feira, também em Bruxelas, terá lugar uma reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, e na presença do Presidente norte-americano.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram à Rússia sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.