Artigos

Preparação do ano escolar de 2022/2023 (I)

O concurso dos “Maiores de 23 anos”, constitui uma oportunidade de acesso ao ensino superior

O processo de preparação para o próximo ano escolar tem início muito antes da publicitação das ações necessárias para a divulgação da oferta formativa da Universidade da Madeira.

Começa primeiramente com os procedimentos relativos à aprovação de cursos e à calendarização das datas de candidaturas.

Neste momento, a UMa tem publicados os editais relativos à fase de março de candidaturas a mestrados (uma.pt), bem como o calendário geral das provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (https://maioresde23.uma.pt).

Esta fase de março de candidaturas para os cursos de mestrado que a UMa oferece para o ano de 2022/23 encontra-se atualmente aberta e decorre até o fim deste mês, para a generalidade dos nossos cursos de mestrado, e, até meados de abril, para o mestrado em Nanoquímica e Nanomateriais, mestrado que é ministrado em língua inglesa.

É convicção da UMa que há todo o interesse em que os nossos estudantes de 1º ciclo concorram aos mestrados que temos em funcionamento, já que esta formação pós-graduada lhes poderá proporcionar um conjunto especializado de saberes e competências que serão certamente muito úteis para a sua futura vida profissional. De igual modo, esperamos que outros candidatos que, por diversas razões, ainda não possuem este nível de graduação venham a candidatar-se para igualmente se especializarem nas áreas que lhes são mais queridas.

Relativamente ao concurso dos “Maiores de 23 anos”, constitui uma oportunidade de acesso ao ensino superior para quem tenha completado 23 anos, até 31 de dezembro de 2021, tenha interrompido os seus estudos do ensino básico ou secundário, mas gostaria de ingressar numa licenciatura (1º Ciclo) ou num curso técnico superior profissional (CTeSP), segundo as regras estipuladas para este nível de formação.

Trata-se, portanto, de uma via de acesso ao ensino superior muito apropriada para quem pretenda realizar a ambição de frequentar este nível de ensino e obter a condizente qualificação académica. Quaisquer que sejam os motivos que justifiquem a decisão de retomar os estudos, serão certamente comprovados pela valorização ao nível do conhecimento e da busca de um futuro assente na qualificação para uma melhor realização pessoal. Além disso, os estudantes que vierem a ingressar na UMa, através deste concurso, podem aceder aos apoios sociais disponibilizados a qualquer outro estudante.

Aos novos candidatos e aos atuais alunos que se candidatarem aos cursos de mestrado, a Universidade da Madeira tem o dever de garantir a qualidade de formação que constitui a marca da sua identidade como instituição de ensino superior.