Desporto

Villarreal afasta Juventus mas está no topo das 'preferências' do Benfica

None

O Villarreal é, certamente, o adversário que o Benfica pretende apanhar, sexta-feira, no sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, ao qual chegou depois de eliminar terça-feira o Ajax.

O conjunto espanhol é o detentor da Liga Europa e eliminou hoje a Juventus, com um categórico triunfo por 3-0 em Turim, após um empate a um golo em Espanha, mas, ainda assim, é o oponente 'ideal' para o Benfica, que vai repetir as presenças de 1994/95, 2005/06, 2011/12 e 2015/16.

A seguir ao conjunto de Unai Emery, deverá constar na lista de preferências dos 'encarnados' outro clube espanhol, o Atlético de Madrid, 'carrasco' do FC Porto na fase de grupos, num duelo que marcaria o regresso à Luz de João Félix, e de Oblak.

Nos quartos-de-final, só para equipas do 'top 4' do 'ranking' de países da UEFA, com exceção do Benfica, está ainda uma terceira equipa espanhola, o Real Madrid, que afastou o Paris Saint-Germain, de Mbappé, Messi e Neymar, e mete 'medo' pelas suas 13 'orelhudas', contra nenhuma dos seus compatriotas.

Ainda assim, qualquer das equipas de Espanha será, à partida, um mal menor para o Benfica, que poderá também reencontrar o Chelsea, o campeão europeu em título, face ao qual caiu nos 'quartos' de 2011/12 (0-1 em casa e 1-2 fora).

Mesmo envolto em problemas, face às sanções impostas ao dono do clube, o russo Roman Abramovich, na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, os 'blues' afastaram hoje sem dificuldades o Lille, com um 2-1 em França, após um 2-0 caseiro.

Quanto aos outros possíveis adversários, as hipóteses de sucesso serão muitíssimo reduzidas, seja com os ingleses do Liverpool e do Manchester City, 'carrascos' do Sporting nos 'oitavos' (5-0 fora e 0-0 em casa), ou os alemães do Bayern Munique, vencedores em 2019/20.

Os 'encarnados' têm, ainda assim, boas recordações dos 'reds', que bateram nos 'oitavos' de 2005/06 (1-0 em casa e 2-0 fora), sendo que nunca defrontaram o City, dos ex-benfiquistas Ederson, João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva.

O Bayern Munique já venceu por duas vezes o Benfica em 2021/22, e de forma clara (4-0 na Luz e 5-2 na Allianz Arena), e também foi a equipa que afastou os 'encarnados' na última presença nos 'quartos', em 2015/16 (1-0 em casa e 2-2 fora).

A Liga dos Campeões não foge ao 'top 4' do 'ranking' da UEFA desde o triunfo do FC Porto em 2003/04, sendo que, em 2021/22, o Benfica é o único que ainda pode repetir a façanha, numa altura em que Portugal está no sexto posto.

O sorteio dos quartos de final, e das meias-finais, da Liga dos Campeões em futebol realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça, a partir das 12:00 locais (11:00 em Lisboa).