A Guerra Mundo

Negociações com Rússia continuam na quarta-feira

Foto DR
Foto DR

O conselheiro do Presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak, adiantou hoje que o processo de negociação com a Rússia continuará na quarta-feira, dizendo que "existem contradições fundamentais", mas com "espaço para compromissos".

"Vamos continuar amanhã. É um processo de negociação muito difícil e lento. Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para compromissos. Durante o intervalo, o trabalho em subgrupos irá continuar", escreveu no Twitter Podoliak.

A Ucrânia e a Rússia retomaram hoje as negociações sobre um acordo de paz entre os dois países com "uma discussão dura".

"As conversações foram retomadas. Há uma discussão dura entre as partes", disse Mykhailo Podoliak, sem especificar, à agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

A quarta ronda de conversações, que decorre por videoconferência, começou na segunda-feira, mas foi interrompida para "uma pausa técnica" para facilitar o "trabalho adicional" dos subgrupos das delegações, segundo Podoliak, um dos conselheiros do Presidente Volodymyr Zelensky.

A Ucrânia tem exigido um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas do seu território.

Em Moscovo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, reiterou hoje que o objetivo das atuais negociações é assegurar o estatuto neutro da Ucrânia, segundo a agência noticiosa russa Sputnik.

"As negociações em curso [destinam-se a] assegurar o estatuto militar neutro da Ucrânia no contexto das garantias de segurança para todos os participantes neste processo, no contexto da desmilitarização da Ucrânia, para que nenhuma ameaça à Rússia venha do seu território", disse Lavrov, citado pela agência espanhola EFE.

Trata-se também de "pôr fim à política de nazificação do país [Ucrânia], que está consagrada numa série de atos legislativos", disse Lavrov aos jornalistas após uma reunião com o seu homólogo iraniano, Husein Amir-Adollahian.

O porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, recusou hoje fazer qualquer previsão sobre as negociações com a Ucrânia, depois de o conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovich ter admitido a possibilidade de um acordo de paz até maio.

"O trabalho entre as duas delegações [russa e ucraniana] continua por videoconferência, é um trabalho complexo, e o facto de continuar já é positivo", disse Peskov, citado pela agência francesa AFP.

O porta-voz do Kremlin disse ser preferível "esperar por resultados tangíveis" antes de se "informar a população de ambos os países".

Peskov comentava declarações de Oleksiy Arestovich sobre a possibilidade de a guerra na Ucrânia terminar em maio ou até antes.

"Um acordo de paz poderá ser alcançado no início de maio. Talvez muito mais cedo, veremos", disse Arestovich, que não participa nas negociações, num vídeo divulgado por vários 'media' ucranianos, citado pela EFE.

A primeira ronda de negociações realizou-se na região bielorrussa de Gomel, perto da fronteira ucraniana, em 28 de fevereiro, quatro dias após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

As rondas seguintes decorreram também na Bielorrússia, mas perto da fronteira polaca, em 03 e em 07 de março.

Três dias depois, a Turquia acolheu a primeira reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Serguei Lavrov.

As negociações produziram poucos resultados, pelo que foi anunciado pelas duas partes, embora tivessem permitido a abertura de corredores humanitários para socorrer civis em algumas cidades ucranianas cercadas pelas forças russas.

A guerra na Ucrânia provocou milhares de mortos e feridos, mas o número preciso está ainda por determinar.

A ONU contabilizou 636 civis mortos e 1.125 feridos até domingo, mas tem alertado insistentemente que o número deverá ser substancialmente superior.

Mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde o início da guerra, naquela que já é considerada a prior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45).