A Guerra Mundo

Ocidente está preparado para "intensificar" sanções contra a Rússia

None

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, assegurou hoje que os países ocidentais estão preparados para intensificar as sanções contra a Rússia "durante o tempo necessário", como retaliação pela invasão da Ucrânia.

"Vladimir Putin subestimou a unidade e a determinação do Ocidente e do resto do mundo. E vamos manter a pressão económica (...) É evidente que já está a ter um efeito dramático. Estamos prontos para intensificar e continuar o tempo que for necessário", disse o líder conservador durante uma viagem à Polónia.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e várias centenas de milhares de refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.