Mundo

Um dos criminosos mais procurados da Venezuela morre em confronto com polícia

None

Um dos criminosos mais procurados da Venezuela, Carlos Luís Revete ("El Koki"), morreu hoje num confronto com as forças de segurança venezuelanas, anunciou a polícia.

A morte de "El Koki", segundo fontes policiais, teve lugar em La Arenera de Tejerías, no Estado venezuelano de Arágua, 70 quilómetros a sudoeste de Caracas.

O confronto teve lugar durante uma operação de busca na qual participaram funcionários Polícia Nacional Bolivariana (PNB), do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc), do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin, serviço de informações) e da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

No último domingo, cinco pessoas ficaram feridas em confrontos entre as forças de segurança e grupos criminosos na autoestrada que liga a capital da Venezuela, Caracas, ao sul e ao oeste do país, disseram as autoridades.

O ministro do Interior, Remígio Ceballos Ichaso, indicou estar em curso a operação "Guaicaipuro II" para controlar espaços tomados por grupos responsáveis por "delitos de tráfico de drogas, extorsão, sequestro, 'sicariato' [homicídios por encomenda], roubo e homicídios", de acordo com uma mensagem publicada na rede social Twitter.

Nascido em 1978, Carlos Luís Revete, liderava, segundo a imprensa local, um poderoso grupo criminoso e manteve sob controlo a Cota 905, uma conhecida zona de Caracas, onde operava um centro de distribuição de drogas.

A imprensa local dá conta que "El Koki" organizava festas para a população da Cota 905, que controlava e ameaçava, ao mesmo tempo que ajudava com medicamentos, distribuía alimentos e entregava brinquedos às crianças.

Em julho de 2021, as autoridades venezuelanas anunciaram ter controlado cinco localidades na zona oeste de Caracas, após dias de violentos confrontos entre grupos criminosos e forças de segurança de que resultaram pelo menos 22 mortos e 28 feridos.

Desde finais de abril de 2021 que as autoridades venezuelanas tentavam desarticular os grupos criminosos "El Vampi", "Garbis", "El Koki" e "Loco Leo", que durante várias semanas tomaram o controlo de vários bairros, entre eles La Vega e o setor conhecido como Cota 905.

As autoridades venezuelanas tinham oferecido 500 mil dólares (437,9 mil euros) de recompensa por informações que levassem à detenção dos cabecilhas do grupo criminoso "El Koki".