Patrocinado Extermínio - Higiene Controle, Lda

7 Sinais de que tem roedores em casa

Na Madeira, há três tipos de espécies de roedores fundamentais, nomeadamente as ratazanas, os ratos de telhado e os murganhos.

None Ver Galeria

O rato é considerado uma praga urbana, contudo insere-se nas pragas urbanas de maior dimensão e hábitos peculiares, com tendências mais agressivas e propensão a morder e arranhar humanos, o que poderá resultar em infeções.

Desinfestar por contra própria qualquer uma destas espécies é bastante difícil e, quase sempre, ineficiente.

Muitos produtos utilizados no circuito de retalho não são de uso profissional, pelo que a linha doméstica dos raticidas será menos eficiente em termos de controlo face aos raticidas de uso profissional, os quais são exclusivos e de acesso restrito. Além disso, apenas algumas empresas de controlo de pragas têm acesso aos mesmos. Portanto, procurar por uma empresa especializada para combater o problema será um dos passos fulcrais para controlar uma infestação por roedores.

Posto isto, deixamos aqui alguns sinais de que há roedores em sua casa:

  1. Fezes de rato
    Se encontrar pequenas bolas que se assemelham com arroz preto, podem ser excrementos de ratos. As fezes são mais abundantes perto de fontes de alimentação e nidificação. Se encontrá-las, tenha cuidado. Fezes de roedores podem deter partículas nocivas, por isso não deve varrer vigorosamente ou efetuar a aspiração. Em vez disso, deve pegá-las cuidadosamente com luvas, toalha de papel e descartá-las em sacos de plástico. Certifique-se de que desinfeta toda a área.
  2. Padrões de tráfego
    Os ratos seguem as suas rotas favoritas de deslocação em volta da sua habitação. Por outras palavras, eles geralmente circulam ao longo das mesmas paredes e rodapés noite após noite. Procure um caminho de manchas sujas no chão, onde os ratos deixaram vestígios e marcas das suas patas. Este é um sinal de um trajeto com alto tráfego de roedores.
  3. Hábitos alimentares
    A comida de cão ou o saco de sementes de pássaro apareceram subitamente espalhados? Os ratos mastigam pelo seu caminho todos os tipos de caixas e sacos para chegarem ao seu favorito - grãos e cereais. Verifique se há furos em sacos e alguns vestígios de migalhas em torno de recipientes dos alimentos. Se deixou manteiga ou bacon no balcão da cozinha, inspecione-a cuidadosamente, pode encontrar pequenas marcas de dentes. Certifique-se de que qualquer alimento em que os ratos contactem é de imediato deitado no lixo.
  4. Material de nidificação
    Os ratos adoram encontrar um lugar aconchegante onde se escondem e deixam as crias. Por exemplo, a área quente atrás do frigorífico ou fogão, mas também gostam de criar o seu ninho atrás dos armários e despensas. Eles recolhem papel, tecidos, pedaços de embalagens de comida e outros materiais para fazer um ninho – onde o cheiro intenso de urina é notório! Se notar furos nos tecidos ou um pequeno aglomerado de material num canto, com ou sem fezes nas proximidades, poderá ter ratos.
  5. Sons de ratos
    Ouvir aquele tamborilar sobre a sua cabeça... Quando estes sons ocorrem todas as noites, e não apenas sobre a sua cabeça, mas nas paredes e em todo lado, poderá ter ratos.
    Preste atenção onde ouve arranhões e corridas, pois essa área provavelmente está perto da fonte do problema.
  6. Odor de rato
    Pode sentir o cheiro da sua presença. Poderá ser um ninho, um rato morto na proximidade ou excrementos de roedores. Mas mesmo se o seu nariz não deteta, o seu animal de estimação pode. Por exemplo, se o seu gato ou cão é de repente focado para um determinado canto ou parte da casa, um ou outro podem ter encontrado o local do problema.
  7. Avistar um rato
    Quando avistar um rato na sua casa, considere os hábitos reprodutivos do rato. Os ratos podem procriar até 10 vezes por ano, com uma média de seis a oito ratos por ninhada.

Nota: A sua casa poderá estar vulnerável à entrada de roedores se existirem fendas nas portas, fissuras nas paredes, nos rodapés ou nas janelas.

Ter roedores na sua casa é um assunto sério e poderá transformar-se rapidamente numa situação mais complicada. Os ratos são portadores de algumas das doenças mais perigosas e colocam em causa a saúde pública!

A matéria fecal do rato e urina também pode espalhar numerosas doenças como, por exemplo, a leptospirose, uma doença debilitante que causa problemas no fígado, rins e coração. Nem precisamos de consumir algo contaminado para nos infetar.

O controlo e prevenção de pragas é importante por razões de saúde pública e segurança alimentar. Além disso, mantêm a sua casa e a sua família protegidas!

Consulte os nossos serviços para ter um Natal sem pragas!

Efetuamos avaliações gratuitas e apresentamos uma solução adequada para si.

291 930 500

www.exterminio.pt

Visite a nossa página de Facebook e Linkedin!

Grupo Extermínio – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!