Madeira

PSD-Madeira sublinha que complemento regional de idosos está assegurado em 2023

None

O PSD/Madeira salientou hoje que o complemento regional para idosos da região está assegurado em 2023, estando inscrita uma dotação de quatro milhões de euros na proposta de Orçamento Regional, que começa a ser discutida na segunda-feira.

"O Governo Regional [PSD/CDS-PP] mantém em 2023 as medidas de apoio de solidariedade e combate à pobreza junto da população mais envelhecida, nomeadamente através do complemento regional para idosos (CRI), com uma dotação orçamental na ordem dos quatro milhões de euros", apontou a deputada social-democrata Cláudia Perestrelo.

A medida, que considerou ser "um importante reforço da disponibilidade financeira mensal à população sénior que aufere pensões mais baixas", foi abordada na visita que o grupo parlamentar do PSD/Madeira efetuou ao Centro Comunitário Regional.

"Trata-se de uma verba que é suportada pelo Orçamento Regional, que pretende atribuir uma compensação financeira mensal aos idosos para fazerem face ao acréscimo de despesas e das dificuldades financeiras que todas as pessoas estão a sentir neste momento", disse.

Cláudia Perestrelo apontou que este complemento, no "valor mensal de 70 euros, já foi aplicado em 2022 e terá continuidade no próximo ano".

A deputada sublinhou a pertinência deste complemento "tendo em conta a atual conjuntura económica de grandes dificuldades e o cenário de incerteza que se vive em termos internacionais num contexto de conflitos na Europa, o que tem levado a um aumento dos custos de vida".

A social-democrata disse que "é fundamental que o Governo Regional continue a adotar medidas de pendor social que vão ao encontro das necessidades das famílias e daquelas que sentem a inflação no seu bolso diariamente de uma forma mais intensa, nomeadamente aqueles que têm menos rendimentos".

"E, neste caso, falamos de uma franja da população muito específica, da população mais idosa, aqueles que têm mais de 65 anos e pensões atribuídas pela Segurança Social", acrescentou.

As propostas de Orçamento Regional para 2023, na ordem dos 2.071 milhões de euros, e do Plano de Investimentos para o próximo ano, de 775 milhões de euros, vão ser discutidas na Assembleia Legislativa a partir de segunda-feira, estando a votação final global agendada para dia 15.