Madeira

Manhã inclusiva na ‘Gonçalves Zarco’ assinalou Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

None

A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) assinalou, na segunda-feira, dia 5 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no pretérito sábado, dia 3. “Foi uma manhã extremamente animada, repleta de momentos de partilha de experiências, vivências, alegria e muito amor, no fundo, uma manhã verdadeiramente inclusiva”, diz o estabelecimento em nota de imprensa.

Presentes na iniciativa que lotou a Sala de Sessões do estabelecimento de ensino estiveram miúdos e graúdos, palestrantes, convidados, e também algumas entidades que se associaram à causa.

De destacar a presença dos alunos da Unidade de Ensino Especializado (UEE), bem como dos seus professores e assistentes técnicos, discentes esses que juntamente com um dos oradores convidados, na circunstância Noélia Fernandes, docente de Educação Musical no Serviço Técnico de Educação Especial e portadora de cegueira, animaram as hostes com um excelente momento musical.

Outro dos oradores convidados foi Filipe Rebelo, ex-atleta Para-Olímpico em 2000, em Sidney (Austrália), campeão da Europa e do Mundo em natação, atualmente membro do Comité Paralímpico e também presidente da Associação Portuguesa de Pessoas com Necessidades Especiais – IPSS – Associação Sem Limites, que falou sobre o seu percurso de vida, ele que foi aluno da nossa escola, deixando em todos os presentes o sentimento de que com esforço, dedicação e força de vontade tudo se consegue.

Os docentes e os alunos das turmas do 11º4, 12º3 e 12ºCEF foram espetadores atentos, a que se juntaram duas alunas da Universidade Sénior Gonçalves Zarco (USGZ), recentemente elogiada pelo presidente da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), Dr. Luís Jacob, pelo projeto, único no país, que desenvolve desde 2015.

De referir que presentes na cerimónia estiveram igualmente o Dr. Filipe Spínola, em representação do presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, o Arquiteto Ricardo Silva, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garouta do Calhau, bem como o Dr. Filipe Gomes, que se fez acompanhar por mais de uma dezena de idosos do Centro Comunitário da Várzea – São Martinho.

Em representação da Câmara Municipal do Funchal estiveram presentes a Drª Cláudia Bilou, chefe de divisão com o pelouro da Educação, e também o Dr. Ferdinando Jardim.

"De parabéns estão todos os docentes da Educação Especial da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, com destaque para a sua coordenadora, Suzel Gama, como também os docentes e assistentes técnicos da Unidade de Ensino Especializado, sem esquecer os demais professores envolvidos, casos de Rubina Fernandes, e também os funcionários, que foram incansáveis", acrescenta a referida nota.

Pelo meio e como era de verdadeira inclusão que se tratava, foram feitas visitas às exposições “13 dias, 13 cartazes” e “Retratos de Inclusão” e foi igualmente feita uma criação conjunta de um painel com materiais diversos, desde tintas a tecidos, papéis e outros, com todos os participantes e convidados. 

Um agradecimento especial por parte da responsável por toda esta iniciativa, professora Suzel Gama, à empresa CHIP 7 pela oferta disponibilizada aos alunos no âmbito do concurso “Retratos de Inclusão”, bem como à Confeitaria Barreiros, Genisis Pan São Martinho e Milhos Bakery, e a algumas docentes que preferiram o anonimato, pelo generoso contributo disponibilizado e que permitiu aguçar o apetite de todos os presentes, especialmente os mais novos, com o lanche com que terminou esta cerimónia de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.