Artigos

Escárnio e mal dizer

Em altura de reflexão sobre o ano que passou, julgo importante refletir convosco sobre este tema tão comum na nossa sociedade e a sua influência sobre a nossa vida.

Ao longo dos anos na minha atividade profissional tenho-me deparado com um crescendo de casos relacionados com a saúde mental das pessoas. Casos cada vez mais frequentes de ansiedade e depressão. Pessoas com problemas de autoimagem e de confiança. É um problema que não é específico de um nicho, nem é específico de nenhuma faixa etária. É transversal, é real e atual.

É incrível os testemunhos que vou ouvindo de pessoas que alteram o seu comportamento para se encaixarem numa sociedade cheia de regras e politiquices. A maldizencia deixou de ser apenas isso. Passou a ser uma ferramenta fortíssima de controlo de “padrões desviantes”(para alguns).

Julgo que a maioria das vezes o falatório de café que outrora poderia ser inofensivo, agora molda personalidades, destrói a confiança e prejudica a sociedade.

Alimentar estes hábitos, que para muitos fazem parte do quotidiano é perpetuar a cultura da bilhardice. E por cada bilhardice criada e partilhada, uma pessoa ou mais são afetadas negativamente.

É como uma bola de neve, no início é algo inofensivo mas que poderá tomar proporções dramáticas.

Quantos nós já não saímos prejudicados com o “diz que disse”?

Não sei se existirá alguma arma efetiva contra este mal, mas a existir penso que será a educação. Educar para que cada um viva a sua vida, que na maioria das vezes nem é tão simples assim, poderá ser o segredo para terminar com esta cultura da bilhardice.

Deparo-me diariamente com pessoas afetadas psicologicamente e socialmente por, muitas vezes, conversas inofensivas de café. Conversas essas que numa realidade tão pequena como a nossa, rapidamente se tornam em algo de conhecimento público e que poderão facilmente chegar a familiares e amigos.

É importante refletirmos nestes assuntos, a Madeira é um café e toda a gente se conhece o escárnio e mal dizer em relação ao outro, rapidamente se poderá virar contra vocês e afetar um amigo ou familiar.

Um bom ano a todos e esperemos que todos sejamos um por cento melhor no próximo ano.