Desporto

Município de Santa Cruz reage sobre alegada ausência de apoios ao Juventude de Gaula

None
Foto CS Juventude de Gaula/Facebook

Através de um comunicado colocado no Facebook, o CS Juventude de Gaula, informou "que não irá contar com qualquer apoio financeiro da Câmara Municipal de Santa Cruz" na época 2022/2023. O município explica que "a nenhuma associação foi indeferido qualquer apoio para 2022/23, uma vez que o período de candidaturas para o apoio respeitante à época 22/23 só abrirá em Fevereiro de 2023" e que no período anterior (que no desporto corresponde à época 2021/22), "o Juventude de Gaula apresentou um dos projectos com designação clara de 2023, não podendo ser por isso habilitável".

A edilidade explica que se rege pelo seu Regulamento Municipal que disciplina toda a polícia de apoio nesta área, tendo o município indeferido "o apoio a algumas associações desportivas, recreativas e culturais, porque as mesmas não preencheram os requisitos exigidos pelo regulamento já citado e também pelo edital publicado em tempo útil, aquando da abertura do concurso para este tipo de apoio, em Agosto de 2022".

Na nota do CS Juventude de Gaula refere que "ao contrário daquilo que é habitual em todos os apoios públicos - a título de exemplo citamos o apoio da DRD, sem o qual não seria possível a sobrevivência do Clube - não houve qualquer tentativa de contacto por parte da Câmara Municipal de Santa Cruz com o intuito de ajudar o Clube no processo de candidatura" algo que a Câmara Municipal de Santa Cruz refuta: "A menção caluniosa de que nunca foram contactados para auxílio na candidatura, é que nos deixa perplexos, uma vez que os serviços técnicos enviaram vários emails a alertar para a entrega de documentação em falta, documentação essa obrigatória, mas que só  à terceira ou quarta tentativas é que nos fizeram chegar, ainda que de forma incompleta! Sobre o ano de apoio ser 22 e o clube perceber 23, estamos aqui com um problema de literacia ou de enorme distração".

Relativamente ao não apoio ao Grande Prémio de Atletismo, o 2.° projecto apresentado por essa associação, esse sim correspondente ao ano que exige o edital, o mesmo está ferido de ilegalidade, uma vez que já tendo decorrido o evento, o clube não apresentou orçamento (quando até já teria facturas de despesa do mesmo), referindo apenas o seu custo global. Tal postura demonstra ausência de controlo daquilo que se solicita. O Município apoiou o evento com os prémios (mas acusam-nos de não apoiar); a Junta de Freguesia de Gaula apoiou nos custos do policiamento (mas acusam-nos de não apoiar); o clube apresenta um valor de custo sem qualquer documentação de orçamento! É no mínimo estranho!! Município de Santa Cruz.

O município diz que "é fácil atirar desmesuradamente, é fácil atacar de forma vil e vazia, mas o Município de Santa Cruz rege-se pela lisura, rigor e transparência".

"Até o dia de hoje, a Câmara Municipal de Santa Cruz continua sem dar resposta aos emails do CS Juventude de Gaula e sem atender telefonemas, preferindo comunicar através de carta registada - tornando todo o processo mais moroso e complicando um simples pedido de esclarecimento", afirma o clube. 

Algumas associações solicitaram-nos audiência para nos expor o problema semelhante ao desta associação, de uma forma diplomática e fundamentada, o que já nos levou a reunir e reuniremos com as que faltam, e deliberaremos favoravelmente, se a razão estiver do lado das associações (possivelmente através de apoio pontual). Sobre a forma de comunicação que o Juventude de Gaula escolheu, via email, baseada na injúria, na calúnia e na afronta, não terão qualquer resposta, enquanto não seguirem a conduta adequada." Município de Santa Cruz.