Madeira

Câmara do Funchal coloca todos os meios no terreno para um Fim do Ano "marcante"

None

A Câmara Municipal do Funchal apresentou, esta tarde, o plano de segurança e limpeza para a noite de Fim de Ano. Bruno Pereira, vereador com o pelouro da Protecção Civil, lembrou que o município elabora planos de segurança para todos os grandes eventos, tanto os da sua responsabilidade, como foi a Noite do Mercado, como o espectáculo pirotécnico do Fim do Ano que é promovido pelo Governo Regional.

Este ano, o Funchal terá um total de 59 postos de fogo, mais quatro do que nos anos anteriores e as medidas de segurança vão envolver, além de meios da PSP e da Polícia Marítima, 70 operacionais dos meios de socorro do Funchal - Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha -,com 24 viaturas, entre as quais quatro ambulâncias.

Todos os postos de fogo estarão cobertos por meios dos bombeiros para combate a incêndio e as ambulâncias estarão em locais estratégicos para resposta rápida.

Bruno Pereira lembrou algumas normas de segurança, nomeadamente no manuseamento de material pirotécnico, a deslocação antecipada para o local onde irá ver o espectáculos, os cuidados a ter com animais, respeito pelas barreiras de segurança e indicações das autoridades.

Entre os dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro haverá diversas alterações de trânsito - será publicado, amanhã, um edital pormenorizado e o site da CMF tem todas as informações -, com destaque para o encerramento das duas faixas da Avenida do Mar, entre as 20h00 e as 02h00, da Rua da Aljube e o reposicionamento das paragens do autocarros nos locais habituais.

Nos principais locais de observação do espectáculo de fogo de artifício haverá condicionamento de circulação e de estacionamento.

No dia 1 de Janeiro de 2023, a operação de limpeza urbana começa às 07h00 e envolve 110 trabalhadores e 20 viaturas. Serão instalados 243 contentores de lixo. A Câmara do Funchal apela a que os funchalenses tenham um comportamento semelhante ao que aconteceu na Noite do Mercado, no que diz respeito ao ambiente.

Pedro Calado fez uma curta intervenção em que agradeceu antecipadamente todo o empenho dos trabalhadores da câmara e fez votos para que o Fim de Ano seja "um evento mercante pela positiva, tal como foi a noite de 23 de Dezembro".

O presidente da Câmara Municipal do Funchal apela a que a população circule preferencialmente a pé e lembrou que o Parque de Santa Catarina estará aberto para uma "noite de festa" organizada pela autarquia.