Madeira

PS denuncia política de baixos salários

None

O líder parlamentar do PS, Rui Caetano, considerou esta quarta-feira, 21 de Dezembro, ser “vergonhoso o acréscimo insignificante" ao salário mínimo anunciado pelo Governo Regional.

Em conferência de imprensa, realizada no Funchal, Rui Caetano lembrou que o cabaz básico alimentar sofreu um aumento na ordem dos 20% devido à inflação, apontando ainda para a "maior receita fiscal de sempre, na ordem dos mil milhões de euros".

O PS-Madeira apresentou uma proposta de alteração ao orçamento para estabelecer o salário mínimo na Madeira de 817 euros, proposta essa que foi rejeitada pelas bancadas que suportam o Governo Regional.

O Governo Regional vai ao bolso dos madeirenses e das empresas buscar mil milhões de euros e o modelo de desenvolvimento que implementa é um modelo de salários baixos e de baixo poder de compra, que não tem em vista o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade. Rui Caetano

Para o líder parlamentar socialista, é fundamental aumentar os salários intermédios para aumentar o poder de compra dos madeirenses, de forma a garantir condições para uma classe média, "que cada vez mais tem dificuldades em cumprir com as suas responsabilidades financeiras".

O salário mínimo nacional aumentou de 505 euros para 760 desde 2015 em que o PS é governo na República, um aumento de 255 euros em oito anos, e é graças ao PS que o salário mínimo na Madeira e Porto Santo tem aumentado consideravelmente, com o executivo regional a se comprometer apenas com um acréscimo de 25 eruos para 2023. PS